Destination Wedding – Convidados de casamento de outra cidade: como organizar?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Destination Wedding – Convidados de casamento de outra cidade: como organizar?

A ideia de juntar as comemorações do casamento e os passeios no local escolhido exige que vocês se organizem para receber os convidados de casamento de outra cidade.

Além da organização habitual do casamento, os noivos também precisam ajudar a planejar a estadia dos convidados.


Quer saber como fazer essa programação? Então, continue a leitura e confira dicas importantes para que tudo saia bem nesse dia tão especial, além de ficar por dentro de algumas informações essenciais sobre o destination wedding. Veja!

O que é destination wedding?

Ter a oportunidade de aliar uma viagem inesquecível ao evento tão esperado pelos noivos é o diferencial do destination wedding.

Esse conceito nada mais é do que a decisão do casal de fazer o casamento em outra cidade, uma tendência que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o país.

As vantagens são muitas, como a possibilidade de realizar a cerimônia em um cenário deslumbrante, fotos diferenciadas, além de uma interação maior entre os noivos e as pessoas especiais — uma vez que a lista de convidados será relativamente reduzida.

Quais as vantagens do destination wedding?

As vantagens do destination wedding são muitas, como a possibilidade de reunir toda a família e os amigos mais próximos em um destino especial para o casal, além de curtir, aliado a isso, todos os pontos turísticos do local.

A decoração exige um planejamento por parte dos noivos, mas só de estar em um espaço que já é belo, por si só, é um diferencial conquistado que dificilmente conseguiria implantar em um salão.

Caso seja um mini wedding, tem ainda como vantagem o fato de reduzir os custos com os convidados, além de facilitar a preparação das festividades.

Por fim, o casal pode aproveitar e realizar a lua de mel no local, sendo mais um facilitador para esse momento tão especial na vida a dois.

imagem-destination-wedding-casamento-na-praia
imagem de um casamento destination wedding na Pousada dos Sonhos – Florianópolis

Como organizar o destination wedding?

Com o objetivo de organizar um destination wedding de maneira eficaz, selecionamos algumas dicas essenciais para esse momento. Veja!

Considere o orçamento

Ter atenção ao orçamento para realizar as cerimônias é o primeiro passo. Se ele for um pouco reduzido, há a alternativa de optar por uma cidade que seja no mesmo estado onde você reside.

Assim, existe a oportunidade de escolher um espaço que englobe todos os serviços necessários para os eventos, como buffet, garçons, mobiliário etc.

Defina o destino

Existe um destino que marcou a história do casal em algum momento de suas vidas? Ou até mesmo deseja optar por uma cidade com belas praias e com um clima que somente aquele lugar oferece?

Analise as opções disponíveis e prefira uma cidade que já conte com hotéis e pousadas especializados nesse segmento.

Assim, a expertise desses profissionais será um fator decisivo para a sua escolha, uma vez que facilitará o planejamento e a organização.

O ideal é analisar o estilo do casal. Se ele é mais adepto ao clima tropical, por exemplo, não combinaria escolher um destino que não seja uma praia em um espaço com toda a infraestrutura desejada, concorda?

Escolha a hospedagem dos convidados

Conforme abordado, avalie aquele local que consiga aliar todos os serviços pretendidos. Já imaginou ter a oportunidade de celebrar o seu casamento, se hospedar no mesmo lugar e ainda contar com a companhia dos seus convidados?

E o melhor de tudo: em um hotel ou pousada que também oferecerá serviços que permitem uma organização mais tranquila, com profissionais de confiança e que entendem sobre esse segmento.

Como planejar a cerimônia?

Confira, a seguir, dicas para um planejamento eficaz dessa cerimônia.

Pesquise os fornecedores da região

Agora que você já sabe tudo o que um bom fornecedor deve oferecer para que esse momento seja facilitado, faça uma lista dos principais fornecedores da região pretendida.

Entenda se eles atendem ao que vocês esperam, faça o orçamento e analise o que mais ofereça um bom custo-benefício.

A partir disso, faça uma primeira reunião — que inclusive pode ser remota —, e exponha suas expectativas.

Aqui, é o momento ideal para você analisar se vai ocorrer a empatia daquela empresa com o que vocês esperam, se eles se preocupam em apresentar os melhores pacotes e se entendem que esse é, de fato, um dos momentos mais importantes para os noivos.

Antes, é recomendável que faça uma estimativa sobre o número de convidados, saiba quais são os serviços essenciais a serem contratados e conheça quais são as outras alternativas que aquela empresa tem a oferecer.

Planeje uma visita ao local

Pelas fotos é possível ter uma ideia sobre como é o local, mas nada melhor do que uma visita para avaliar de perto as acomodações, o espaço para a cerimônia, além de analisar o atendimento oferecido pelos profissionais de lá.

Por meio dessa primeira impressão, o casal já poderá verificar como será nos dias que antecederão os eventos. Também terá a oportunidade de entender se o que é prometido em seu site de fato condiz com a realidade, evitando surpresas desagradáveis.

imagem-destination-wedding-casamento-na-praia
Imagem de uma casamento Destination Wedding realizado na Pousada dos Sonhos

Analise as redes sociais do local pretendido

Nas redes sociais, as pessoas costumam postar quais foram as suas impressões quanto àquele espaço, como foi a sua experiência e se ocorreu algum problema — e como foi a resolução, em casos positivos.

Contrate uma assessoria de casamentos

As assessorias de casamento têm expertise quanto aos profissionais que já trabalham nesse setor, além de compreenderem de maneira mais específica sobre as principais cláusulas do contrato.

Nos dias do evento, também trabalharão em conjunto com o espaço contratado, diminuindo a preocupação do casal — afinal, esse é um dia de diversão e de curtir junto com aquelas pessoas próximas, sem aborrecimentos.

Também contribuirá com novas ideias, especialmente se relacionadas com as lembrancinhas e a decoração pretendida.

Com o destino escolhido que certamente é de encantar os olhos, esse dia ficará na memória dos noivos e de seus convidados por um bom tempo!

Quais as dicas mais importantes para que tudo saia bem nesse dia?

A seguir, confira as dicas essenciais para que tudo saia bem no dia de seu casamento.

Faça o planejamento

Se você já sabe que o seu casamento será feito em um destination wedding é importante que isso seja informado aos convidados com bastante antecedência. Avise-os assim que a decisão for tomada!

Nesse caso, os noivos podem enviar um save the date — aquele pré-convite — informando aos convidados a data e o lugar onde serão realizadas a cerimônia e a festa.

O ideal é que isso ocorra com pelo menos seis meses de antecedência. Assim, todos podem se planejar para ir à comemoração.

Escolha uma boa hospedagem

O ideal para quem vai casar na praia é escolher pousadas ou hotéis, para realizar a celebração e a festa em um mesmo lugar — e contar com a alternativa de o local já ter um espaço preparado justamente para isso, sem a necessidade de fazer o casamento diretamente na areia, o que é desconfortável aos convidados.

Conforme explicamos, além de todo o casório ser feito na pousada ou no hotel, você pode conversar com os proprietários e tentar fechar pacotes de hospedagem para que os convidados também fiquem instalados no mesmo local.

Por isso, verifique se o lugar em que o evento vai ser realizado oferece a infraestrutura ideal para a festa e para a hospedagem, tal como é o caso da Pousada do Sonhos em Jurerê – Florianópolis.

Prepare mimos para os convidados

Como os convidados terão que viajar para celebrar o seu casamento, vocês podem deixar alguma lembrancinha para aqueles que resolverem se hospedar no local que vocês indicaram. Verifique se o cerimonial contratado realiza esse tipo de serviço!

Se o casamento for realizado em Florianópolis, vocês podem deixar no quarto dos convidados um mapa da ilha com indicações de atrações turísticas locais, como um passeio de escuna, uma ida à Praia Brava ou à Praia dos Ingleses.

Isso mostra que vocês desejam que seus amigos e familiares se divirtam na viagem.

Organize os preparativos para a cerimônia

Como a cerimônia e a festa serão realizadas em um mesmo local, o ideal é que os noivos se arrumem na pousada.

Para isso, você pode contratar maquiadores e cabeleireiros que atendam os noivos e os convidados no lugar em que as celebrações ocorrerão.

Caso vocês não conheçam esses profissionais, é possível contar com a ajuda do pessoal encarregado pelo cerimonial. A preparação do casamento deve ser feita de forma minuciosa para que nenhum detalhe seja esquecido.

Aqui, você pôde entender os principais pontos necessários para um casamento que atenda a todas as suas expectativas, especialmente quando feito em um destino que seja especial para o casal.

Os noivos devem contar com a ajuda de um bom cerimonial que ajude na hora de realizar as melhores escolhas, além de contribuir para analisar o contrato e todas as cláusulas envolvidas.

Quando falamos em destination wedding, a organização da viagem dos convidados de casamento de outra cidade é também uma das preocupações dos noivos e deve ser considerado no momento do planejamento.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco, converse com alguém de nossa equipe e conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]