Como escolher o espaço para casamento ideal? Confira aqui!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Como escolher o espaço para casamento ideal? Confira aqui!

Entre as tantas decisões que precisamos tomar na hora de organizar um casório, o espaço para casamento é uma das mais importantes de todas. Afinal, ele não só determina o estilo da cerimônia, mas também influencia o horário da festa, a segurança, e se o local poderá comportar o número de convidados desejado. Portanto, se você quer organizar o seu casamento com todos os detalhes possíveis, oferecemos neste post algumas dicas valiosas para definir o espaço ideal. Continue a leitura e confira!

Passo a passo para escolher o espaço para casamento

Quando se fala no planejamento de um casamento, o passo essencial antes de iniciar qualquer outro é considerar o valor que vai ser gasto no grande dia. É a partir dele que vocês saberão quais opções são viáveis. Então, convoque seu(sua) noivo(a) para falar de valores! Nesse sentido, algumas perguntas devem ser feitas:


Quanto vocês têm para gastar? Quanto estão dispostos a investir? Geralmente, o espaço para casamento — principalmente quando inclui o buffet — é o investimento mais significativo. Você quer casar em um salão? Ao ar livre ou quem sabe um casamento na praia? Na fazenda da família? Fechem juntos um orçamento para, depois, avaliar suas opções.

espaço para casamento na praia de Jurerê

 

Horário do evento

Quando um casal está decidindo o espaço para casamento, é comum esquecer de detalhes que parecem pequenos, todavia são super importantes. É o caso do horário do evento! Um salão tradicional, por exemplo, se presta mais para comemorações tradicionais no horário da noite, já que são espaços fechados. Além disso, são preparados para receber todas as estruturas de iluminação e climatização próprias de um casamento.

Já quem quer ter o seu durante o dia pode economizar procurando espaços ao ar livre, com luz e ventilação naturais. Um casamento na praia, por exemplo, pode ser o destino ideal! Outra ideia são os casamentos em chácaras ou fazendas, que se beneficiam da natureza ao redor como parte da decoração.

Geralmente, esses locais contam com estruturas específicas casos imprevistos ocorram, como tempestades ou climas muito intensos (seja calor ou frio). Sendo assim, é muito importante visitar todas as locações disponíveis, sobretudo no horário planejado do evento, para ter uma prévia de como será no momento do casamento! 

Cuidados na hora de escolher o espaço para casamento: a temida estação do ano

Essa é uma das grandes preocupações dos casais que planejam se casar ao ar livre. No Brasil, algumas regiões até têm estações bem definidas, mas o tempo nem sempre segue a previsão, certo? Ainda assim, a primavera e o verão são as fases mais escolhidas para consolidar as bodas, especialmente na praia e no campo.

E não é para menos: essas duas estações trazem consigo um clima mais aberto, com calor, sol e condições mais favoráveis para reunir a família e os amigos em uma pousada na beira do mar, por exemplo. O que pode ajudar vocês com essa decisão é pesquisar o clima da cidade escolhida de acordo com o mês para quando o casório está planejado.

Em Florianópolis, por exemplo, os melhores períodos acontecem do final de março ao final de junho, e do início de agosto até o início de dezembro — nessa época o clima é mais propício, com temperatura média de 24 ºC.

Por fim, fique muito atento na hora de escolher o seu local para casamento: em algumas regiões do Brasil, chove muito no verão. Portanto, pode ser uma ótima época para se casar por conta do sol e da temperatura, mas você pode acabar se casando de baixo de tempestade. Esse alerta também é interessante para quem deseja casar no “inverno” nordestino: cuidado, lá chove bastante!

imagem-local-casamento-florianopolis-pousada-dos-sonhos

Período do ano

Falando em clima e tempo, vocês já escolheram o grande dia? Apesar de estarmos focando no espaço para casamento, decidir o dia é tão primordial quanto isso! Imagine que vocês definem o local ideal, de acordo com todas as ideias e planos, mas, no fim, o estabelecimento não tem a data disponível. Frustrante, não? Por isso, antes de se programar quanto ao lugar, vocês precisam alinhar a data.

As famílias podem opinar nisso — afinal, parentes costumam ser convidados de honra na celebração. Se vocês forem se casar em outra cidade ou estado, dê preferência a finais de semana (sábado ou domingo) ou a um feriado prolongado, para que seus convidados tenham tempo hábil para aproveitar a viagem tanto quanto vocês. Inclusive, esse tipo de casamento vem ganhando força no Brasil e no mundo nos últimos anos, é o destination wedding!

Além disso, sabemos que o aspecto emocional costuma se sobressair nessa hora de optar pela data, e os noivos acabam escolhendo um dia que é especial para os dois, como o dia em que se conheceram, o dia do pedido do casamento, o dia que começaram a namorar etc. Um relacionamento é recheado de ocasiões especiais, por isso, se optarem por esse critério, não será difícil fazer a escolha final.

Melhor mês para se casar

Trouxemos algumas dicas essenciais para escolher o mês do seu casamento. Se você não abre mão da economia, os meses com maiores chances de se obter melhores preços são: janeiro, fevereiro, julho e agosto.

Já se a sua prioridade é um período com menos probabilidade de chuva, vale considerar um dia de abril, maio, junho ou julho. Prefere uma época mais florida? Então, pesquise locais nos meses de março, maio, outubro ou novembro.

Reparou que não citamos dezembro em nenhuma dessas categorias? O motivo é que esse mês é o mais clássico para festas — e não só de casamento, mas até para eventos corporativos e formaturas. Como muitas das festas empresariais de confraternização e fim de ano acontecem em buffets, talvez não seja uma boa ideia escolher o mês do Natal.

Localização

De nada adianta encontrar o lugar perfeito se a decoração, o cerimonial e os convidados não conseguirem chegar lá, certo? Por isso, é necessário ter em mente a acessibilidade desse espaço para casamento. O ideal é priorizar locais com estacionamento próprio e espaço de carga e descarga para o mobiliário e a decoração. Além disso, é preciso que a atmosfera geral combine com a decoração desejada.

Um casamento na praia, por exemplo, combina com móveis amadeirados e estruturas leves. Mas, nesse caso, é ainda mais importante escolher a praia perfeita — em especial, uma que ofereça vistas maravilhosas!

imagem-espaco-casamento-praia-florianopolis

Priorize um espaço para casamento que tenha segurança

Organizar qualquer tipo de casamento exige o mínimo de segurança, afinal, ninguém quer pessoas estranhas entrando na sua comemoração. Contudo, um casamento na praia, ao ar livre, exige que os noivos se preocupem ainda mais com a segurança de seus convidados. Por isso, escolher um hotel ou pousada que já tenha uma estrutura própria para um evento desse porte ajuda bastante.

Mesmo assim, ainda é importante atentar em condições básicas, como saída de emergência e geradores. Afinal, você e a sua família devem torcer para que os imprevistos não ocorram, mas é preciso se prevenir contra eles, certo? Antes de definir o local, então, avalie esses itens. Se possível, consulte toda a documentação, avaliando se está mesmo em acordo com a lei, e só então tomem a decisão.

Abaixo, você pode conferir um vídeo da nossa pousada, localizada na praia de Jurerê, em Florianópolis. Realizamos casamentos há mais de uma década à beira-mar!

Buffet

Se você já tem algumas opções de lugar para casamento em vista, lembre-se deste ponto importante: o buffet! Os noivos devem reservar um momento para pensar em quais tipos de comida e cardápio desejam ter em sua festa. Se tiverem dúvidas, pesquisem na internet quais são os pratos clássicos, ou mesmo troquem figurinhas com amigos que já são casados.

Apesar de o casal ser o responsável por essa decisão, isso não quer dizer que o gosto dos convidados deve ser ignorado, certo? Além disso, se vocês já tiverem escolhido o espaço para casamento, podem verificar se ele oferece esse serviço.

Se oferecer, será bem mais fácil — é possível até que ele já esteja incluso no pacote. Nesse caso, basta vocês chegarem a um consenso quanto ao menu mais assertivo para a ocasião.

Agora, se o espaço escolhido não oferecer o buffet, lembre-se de verificar a presença de cláusulas no contrato quanto ao serviço de fornecedores, antes de assiná-lo. Alguns contratos de locação são categóricos quanto a esse tipo de intervenção. Portanto, evite surpresas. Leia bem, pergunte e, caso o espaço não ofereça mesmo um buffet, pesquise empresas que disponibilizam serviço de catering.

Número de convidados

Outro dos primeiros passos para definir o local do casamento é decidir quantas pessoas serão convidadas. Quanto mais convidados, maior precisará ser o local, para que comporte todo mundo com conforto e tranquilidade.

Inclusive, é preciso considerar não apenas o espaço das mesas, da pista de dança e dos pontos de buffet, mas também que haverá sempre convidados e membros da equipe em circulação, e que essas pessoas precisarão de vagas próximas para o estacionamento dos carros, por exemplo.

Por fim, atente-se também para conferir se há espaços disponíveis para mães trocarem bebês, caso você tenha convidados com crianças pequenas. Outro ponto importante é conferir a acessibilidade do espaço para o casamento, tornando o ambiente agradável para pessoas idosas e com baixa mobilidade. 

Espaço para casamento pet friendly

Uma preferência que está se tornando cada vez mais comum é a prática de os noivos levarem os seus pets para a festa (e permitirem o mesmo aos seus convidados). Às vezes, o casal têm os animais como parte da família, por isso, não abrem mão da ideia de tê-los presentes no grande dia.

Se vocês planejam um casamento ao ar livre, de frente para o mar, e pretendem convidar seus amigos de quatro patas, analisem primeiro junto ao hotel ou pousada se ela é pet friendly — isto é, se animais domésticos são permitidos lá. É importante confirmar, inclusive, se é preciso pagar uma taxa adicional, se existe algum serviço diferenciado para eles etc.

Caso o estabelecimento não permita, mas vocês façam muita questão disso, tentem negociar! Se, por outro lado, ele for aberto à prática, melhor ainda! Apenas lembrem-se: os bichinhos têm uma diferente maneira de se adaptar a novos locais e novas pessoas.

Se for possível, levem-nos antes ao espaço, para que se acostumem e fiquem mais confortáveis. Assim, eles poderão curtir o grande momento tanto quanto vocês!

Estrutura disponível

Para garantir um bom casamento, é essencial que o espaço atenda às necessidades estruturais desse tipo de festa. O ideal é dar preferência aos que já tiverem equipe própria, e se já houver mobiliário próprio disponível é ainda melhor. Além disso, é importante buscar locais que ofereçam bons serviços de apoio, como espaço para organização dos funcionários ou uma cozinha bem equipada.

No caso de um casamento na praia, inclua em suas prioridades boas opções de hospedagem, com conforto para os convidados. Enfim, como você pode ver, escolher o espaço para casamento não é uma tarefa tão difícil. Ainda assim, é algo que requer bastante atenção para se encontrar o local perfeito para a sua festa. Por isso, siga as nossas dicas e garanta o sucesso do seu grande dia!

Últimas dúvidas sobre espaço para casamento

Como organizar um casamento em um espaço pequeno?

Tente organizar tudo com muita antecedência e atenção. Os detalhes devem ser pequenos e não tão chamativos, para combinar com a áurea mais intimista do casamento. Invista também em cores mais neutras, que combinem com o casal. Priorize itens práticos para facilitar durante a festa e o jantar (ou almoço).

Qual o melhor mês para se casar?

Depende da cidade onde você irá se casar. Opte sempre por meses que chovem pouco e estações com temperaturas amenas. Na hora de escolher seu espaço para casamento, faça essas buscas simples no Google sobre a cidade que você escolher.

Qual o custo de um casamento simples?

Dificilmente você conseguirá se casar gastando menos de 5 mil. A boa notícia é que dá para fazer coisas lindas com esse valor! Uma das partes mais importantes para ter um orçamento pequeno é escolher o espaço para casamento com sabedoria.

Nosso conteúdo ajudou você a se decidir? Então, que tal compartilhá-lo nas redes sociais para ajudar outras pessoas também?

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]