Vestido de noiva: como escolher o modelo ideal

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Vestido de noiva: como escolher o modelo ideal

O vestido de noiva é um dos principais itens para ter o casamento dos sonhos. Dessa maneira, a escolha precisa ser feita com antecedência, com bastante pesquisa e muita organização. Fique neste post para entender os pontos principais na hora de escolher o seu vestido de noiva tanto para casamento na praia, bem como para cerimônias tradicionais. Além disso, veja como decidir entre alugar, comprar ou mandar fazer um vestido próprio.

Dicas para encontrar o vestido de noiva

Antes de mais nada, é preciso entender que a sua busca pelo vestido de noiva ideal demanda tempo, paciência e também dinheiro. Logo de cara já podemos dizer que um vestido de noiva bem feito e de qualidade irá lhe custar uma boa quantia. Isso significa que você precisa gastar rios de dinheiro para ter o vestido dos sonhos? Não. Mas, com certeza, terá que pesquisar com carinho e usar as dicas aqui do post!


É por conta de toda a pressão que a escolha do vestido de noiva é capaz de deixar muitas mulheres com crises de ansiedade e até mesmo noites sem dormir. E, antes de começar a pensar no modelo, nas rendas ou no véu, é necessário decidir onde irá comprar ou alugar. Existe também a opção de mandar fazer sob medida. Todas essas alternativas possuem prós e contras que vamos listar em seguida!

Detalhe que as nossas dicas servem tanto para vestido de noiva para casamento na praia, bem como para eventos mais tradicionais. Então fique atenta e anote tudo.

vestido de noiva

Vantagens de alugar um vestido de noiva

Uma das maiores vantagens na hora de alugar um vestido de noiva é, sem sombra de dúvidas, o preço. Se você deseja casar-se deslumbrante e com um vestido de alta qualidade, alugar pode se tornar a melhor opção. Nesse sentido, você economiza um bom dinheiro.

Como você não vai ficar com o vestido, o preço acaba sendo reduzido. Além disso, não existe todo o trabalho do processo criativo e manual que acontece quando você deseja um vestido sob medida. Outro ponto positivo em alugar um vestido de noiva é a responsabilidade com a peça. Caso você compre o vestido e aconteça um imprevisto alguns dias antes, é você que terá que cuidar dos ajustes. Enquanto no aluguel a loja é a responsável por isso.

Todavia, alugar um vestido de noiva também pode ser desvantajoso. Principalmente levando em consideração que as mulheres gostariam que aquele momento fosse único e exclusivo. Portanto, é muito chato descobrir que alguma outra mulher próxima à noiva acabou escolhendo o mesmo modelo.

Uma estratégia nessas horas é conversar com as vendedoras da loja e descobrir quais são os vestidos mais alugados. Assim, você consegue fugir das peças mais comuns e usar um vestido mais exclusivo.

Em relação aos vestidos de noiva para casamento na praia, eles também estão presentes nas lojas de locação de vestidos. Dessa forma, não há com o que você se preocupar. Inclusive, pode até buscar na sua região se há locadoras específicas para este tipo de cerimônia.

Vantagens de comprar um vestido

Comprar um vestido de noiva tem como principal vantagem o apego emocional. Dessa maneira, a noiva pode escolher fazer o que bem entender com a peça depois do casamento. Seja guardar como recordação ou passar para a frente na linhagem da família, como para uma filha ou sobrinha, por exemplo.

Outra ideia interessante é a reutilização do vestido, uma vez que você pode modificá-lo da maneira que quiser. Aqui vale a criatividade para escolher o destino final da peça. Além disso, algumas noivas escolhem deixar o vestido em consignação. Isso significa que ele poderá ser alugado por outras mulheres em alguma loja, e parte do valor da venda é destinado à noiva. Para as mulheres que não são tão apegadas, essa é uma ótima ideia!

Vale a pena um vestido de noiva sob medida?

O vestido de noiva sob medida é o ideal para quem quer construir um vestido do zero e aplicar todas as suas ideias e sonhos. A vantagem principal é que você terá um vestido que modele o seu corpo de maneira perfeita. Afinal, ele foi feito justamente para encaixar nas suas curvas!

Uma das partes mais interessantes e divertidas do processo é escolher o tecido e as aplicações. Assim, você acompanha a estilista nas lojas de tecidos e pode escolher a cor e a textura da peça. Além disso, é possível escolher os apliques de renda, as pérolas, bordados, brilhos, entre outros.

Mas, como falamos, a opção de vestido de noiva sob medida é a mais cara que tem, justamente pela sua exclusividade. Para se ter noção (e adicionar ao seu cronograma de casamento), um vestido sob medida pode ultrapassar os R$ 50 mil! Ou seja: cuidado para não estourar o seu orçamento.

Para um casamento na praia, a escolha do vestido sob medida pode ser ainda mais acertada, visto que deve ser um modelo que se adeque bem à cerimônia. Por exemplo: não ficar arrastando tanta areia no chão, ser leve, não ser muito quente, entre outros aspectos. Portanto, leve tudo isso em consideração!

vestido de noiva na praia

Como escolher o vestido de noiva na praia

Como somos especialistas em realizar casamentos em Jurerê, decidimos falar um pouquinho sobre a escolha do vestido de noiva na praia. Esse modelo tem uma particularidade que precisa ser levada em conta: o calor. Sabemos que no Brasil o calor nas praias pode ser insuportável, então é necessário cuidar do tecido escolhido.

Portanto, você pode investir em tecidos como a seda, musselina e organza, que são excelentes opções para casamentos na praia. Além de sentir a leveza do tecido, a ideia é que o vestido de noiva na praia também transmita leveza na sua concepção. Isso significa investir em rendas e bordados mais simples, trazendo bastante elegância ao vestido.

Modelos que tenham detalhes como cintura marcada, fitas de cetim, pérolas, laços e drapeados também são boas escolhas. Já em relação ao comprimento, o mesmo pode ser tanto longo, longuete e até curto. Vestidos de cor branca são clássicos e muito queridos, mas caso a noiva queira um modelo de outro tom, cores claras como o nude e off-white são boas alternativas para um casamento na praia.

Se o casamento acontecer na orla da praia, procure modelos de vestidos que permitam uma boa movimentação e fluidez, eles não devem ter caudas longas e nem ser volumosos demais, para que o vento não atrapalhe e nem haja a preocupação da areia acumulando na cauda.

Como escolher o modelo ideal de vestido de noiva?

Agora que você já sabe se quer alugar ou comprar um vestido de noiva, é importante seguir um passo a passo na hora de escolher o modelo. Esse processo exige paciência, tempo e muita organização. Mas fique tranquila, vamos lhe ajudar com nossas dicas!

Primeiramente, separe alguns dias para visitar lojas. Dessa maneira, é possível pesquisar preço, modelos e principalmente: qualidade. Se você optou por fazer um vestido de noiva sob medida, pesquise e veja as recomendações para as estilistas. Você pode pedir opiniões para colegas e buscar as mais avaliadas em sites e em redes sociais como o Instagram e o Pinterest. Esse processo também pode ser feito na hora de escolher outros serviços, como a decoração do casamento e os fotógrafos.

Assim que você mapear as lojas e experimentar alguns vestidos, comece a pensar no conforto. Qual modelo vestiu melhor? Em qual você se sentiu mais confortável? Afinal, é um dia extremamente ansioso, onde você pode transpirar bastante, além de poder sofrer com calor ou frio dependendo da estação. Vale cada cuidado para saber se o tecido é fresco (ou mais pesado para o inverno) e se não vai ficar apertando a sua cintura ao longo de todo o dia. 

Também leve em consideração o seu gosto pessoal. Se a sua família gostou de um modelo, mas você gostou do que olhou no espelho em outra peça, essa é a ideal! Por fim, experimente diversos estilos de vestidos de noiva: tomara-que-caia, alças finas, alças grossas, decotes, entre outros. Dessa maneira, você garante que testou as opções possíveis e escolheu a perfeita.

modelos de vestidos de noiva

Dicas da cerimonialista para a sua escolha

A cerimonialista Simone Dias destacou alguns dos modelos de vestidos de noiva mais escolhidos e os seus prós e contras. O estilo cauda de sereia, por exemplo, é muito usado por mulheres que gostam de deixar a silhueta do corpo bem modelada. O vestido cauda de sereia, alerta Simone, geralmente conta com um tecido mais pesado e, portanto, você deve pedir um “reforço” para a sua estilista. 

Já em relação ao modelo tomara que caia, Simone destaca a importância de ter um modelo que não fique escorregando no corpo. Afinal, você não vai querer ter que ficar subindo o vestido durante toda a sua festa, não é mesmo? Uma das soluções é pedir para a sua estilista acrescentar alças removíveis no vestido para usá-las apenas na hora da festa. Dessa maneira, durante a cerimônia você consegue usar o modelo tomara que caia e na festa não precisará se preocupar em ficar ajustando o vestido no corpo.

Por fim, uma dica essencial é pedir para a sua cerimonialista acompanhar a noiva em uma das provas. Com um especialista ao seu lado, será mais fácil identificar possíveis problemas da peça e evitar dores de cabeça na cerimônia. Assim, você com certeza ficará mais tranquila!

Outros cuidados especiais

Você até pode pesquisar sobre tendências da moda no ano do seu casamento, mas não leve isso como regra geral! Se a tendência do momento for algo totalmente contrário a sua essência, descarte na hora. Vamos dar um exemplo.

Há algum tempo estava super na moda (e ainda está) casar de tênis. Por ser extremamente confortável, além de trazer um charme simplório ao casamento, o tênis vem sendo utilizado por muitas noivas. Mas você ama salto alto, usa no seu dia a dia e tem apenas um ou outro tênis no seu guarda-roupa. Já sabe a resposta, não é mesmo?

Logo, a escolha ideal é aquela que reflita a pessoa que você é. Além disso, leve em consideração o seu orçamento. Existem vestidos de noiva por R$ 5 mil e vestidos por R$ 100 mil. Separe o dinheiro que puder para a peça e não comprometa o seu orçamento. 

Pronto! Agora você já sabe bastante sobre vestidos de noiva e pode começar a se organizar para buscar o seu. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco. Aproveite para conferir nossos outros posts sobre casamento na praia e hospedagens em Jurerê Internacional, um local paradisíaco ideal para a sua cerimônia!

1 comentário em “Vestido de noiva: como escolher o modelo ideal”

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]