Presente para padrinhos de casamento: 10 opções perfeitas

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Presente para padrinhos de casamento: 10 opções perfeitas

O presente para padrinhos de casamento é uma ótima forma de agradecer e demonstrar afeto a esses entes tão queridos. Afinal, padrinhos e madrinhas geralmente são pessoas próximas aos noivos e terão muita importância na história do casal. Dito isso, viemos neste post ajudar com 10 ideias perfeitas de presente para padrinhos de casamento! Vamos lá?

Primeiramente, uma pergunta que sempre surge na cabeça dos noivos: tem que dar presente para padrinhos no dia do casamento? A resposta é: não! Não existe uma regra, nem muito menos obrigatoriedade para isso. Mas, no senso comum, é de bom tom presentear padrinhos e madrinhas na hora de fazer o convite! Ou seja, se você está na etapa de escolher essas figuras tão importantes para o casamento, já planeje a lembrancinha junto!


Normalmente, os noivos escolhem entre 2 e 8 casais para serem os seus padrinhos. Assim como as lembrancinhas de casamento, não há uma regra ou número ideal. No final das contas, é apenas necessário que o casal esteja confortável e feliz com essa escolha. Dessa forma, definido o número de padrinhos e madrinhas, é importante escolher uma lembrancinha que seja especial, represente os noivos, além de caber no orçamento. Missão difícil, não é mesmo? Mas vamos simplificar tudo para você!

O que dar de presente para os padrinhos de casamento?

Antes de mais nada, a nossa primeira dica para a lembrancinha de padrinhos é: pense no quanto essas pessoas são importantes para você e para a história do casal! Esse ponto de partida é essencial para transmitir amor, afeto e carinho. Portanto, reúna-se com o seu par e pense em opções que representem vocês e a relação que construíram ao longo do tempo!

Depois desta etapa, podemos ir às ideias práticas. Aqui, os noivos podem optar por comprar lembrancinhas de padrinhos ou até mesmo fazer o presente em casa. Nesta lista de presentes para padrinhos de casamento teremos diversas opções!

10 opções perfeitas de presente para padrinhos de casamento

1 – Canecas ou xícaras personalizadas

Aqui, você pode optar por inserir as iniciais dos noivos, data do casamento ou nome dos padrinhos com “função madrinha e padrinho” destacados. Use a criatividade!

canecas personalizadas para presente de padrinhos de casamento
Foto por: @artnobbre.

2 – Caixa personalizada de docinhos gourmets

doces gourmets como presentes para padrinhos

Docinhos são uma paixão nacional e por isso sempre aparecem na lista de presentes para padrinhos de casamento. Invista em uma decoração bonita e deixe seus convidados muito felizes com a lembrança!

3 – Bebidas alcoólicas são ótimas opções de presente para padrinhos e madrinhas que gostam de drinks

Esse presente para padrinhos de casamento não tem erro, desde que seus convidados consumam álcool! Descubra os seus drinks preferidos e acerte em cheio no presente! Para ficar ainda melhor: opte por champanhes, whiskies e vinhos.

4 – Caixas personalizadas com itens decorativos

Itens decorativos são sempre um sucesso para as lembrancinhas no casamento. Você pode escolher velas aromáticas, incensos, luminárias, quadros, entre outros. Deixe a criatividade fluir e pense no que combina mais com seus padrinhos e madrinhas! 

velas aromaticas para presente de madrinhas de casamento
Produto e foto por: @zein_decora.

5 – Álbum de fotos com os noivos e os padrinhos

Escolha fotos simbólicas e representativas de momentos especiais. Opte por imprimi-las no formato polaroid, deixando tudo ainda mais bonito. Essa é uma ótima lembrancinha para padrinhos e madrinhas!

6 – Ecobags personalizadas com elementos do casamento

Ecobags estão em alta, por ser um presente para madrinhas bonito e sustentável! É aquele tipo de lembrancinha muito útil para depois do casamento. Personalize com elementos da decoração ou com as iniciais dos noivos e você terá o presente para padrinhos de casamento perfeito!

7 – Chinelos personalizados

Chinelos estão sempre em alta como lembrancinhas para padrinhos e madrinhas. Afinal, são confortáveis, divertidos e úteis! Invista em cores que combinem com a identidade visual do seu casamento. Além disso, este é um ótimo presente se você optar por um casamento na praia!

chinelos personalizados presente
Foto e produtos por: @custumizu.

8 – Caixa com acessórios a serem utilizados no casamento

Adereços, para serem usados durante a cerimônia, são um charme de lembrancinha. Além disso, muitos podem servir em outras ocasiões. A escolha dependerá do estilo do seu casamento, mas algumas boas sugestões são: brincos, pulseiras, colares, leques, gravatas, suspensórios ou cintos.

9 – Plantinhas, como as suculentas, em vasos personalizados e pequenos

Plantinhas em vasos personalizados são ótimas dicas de lembrancinhas. Para ficar bem original, aposte em alguma espécie que seja do gosto do casal, ou até mesmo alguma planta que os padrinhos gostem. Esse mimo representará a importância do cultivo de boas amizades.

10 – Robes como presentes para madrinhas e padrinho

Essa é uma opção muito usada, porque deixa os momentos antes do casamento propícios para lindas fotos. Para ficar mais criativo, escolha cores que combinem com o estilo da cerimônia e personalize com o nome das madrinhas!

Como convidar os padrinhos de casamento de forma diferente?

Agora que você já escolheu as lembrancinhas para padrinhos, pode surgir a dúvida de como fazer o convite! Primeiramente, uma ótima forma de chamá-los é justamente presenteá-los com algo especial. Portanto, é só seguir as nossas dicas acima para arrasar no presente para padrinhos de casamento.

Além disso, você pode optar por convidá-los para um evento, como um jantar ou um almoço. Será respeitoso e educado da sua parte e com certeza os seus padrinhos ficarão felizes com o convite. 

Outra opção é enviar uma welcome box pelos correios para surpreender os seus padrinhos. Você pode usar uma das nossas dicas para preencher a caixa e deixar a lembrancinha super personalizada! Essa é uma tendência que ganhou forças durante a pandemia e se mantém bem atual!

O que escrever no manual dos padrinhos?

Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas o manual do padrinho é um “documento” para auxiliar padrinhos e madrinhas com suas funções e informações essenciais para o dia do casamento. Ele geralmente é enviado junto com o convite e as lembrancinhas, sendo bem importante para dar um “norte” aos padrinhos e madrinhas.

No manual de padrinhos devem conter informações como:

  • Paleta de cores para os trajes das madrinhas e dos padrinhos;
  • Data e o local do casamento;
  • Horário de chegada;
  • Mapa do local;
  • Mapa indicando onde padrinhos e madrinhas ficarão no altar.

Como agradecer o convite para ser madrinha de casamento?

Agora, se você foi convidada como madrinha de casamento, é hora de agradecer a esse gesto tão bonito! É possível simplesmente enviar uma mensagem de agradecimento, demonstrando toda a sua felicidade em participar de um momento tão importante como este.

Além disso, há pessoas que retribuem à lembrancinha e enviam um presente para os noivos. Nota-se que não há nenhuma obrigatoriedade nesse gesto, sendo apenas uma possibilidade para padrinhos e madrinhas! No fim, o mais importante é expressar a sua felicidade e amor aos noivos!

Gostou deste post? Então, inscreva-se em nosso canal do YouTube e siga a gente no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]