Lista de presente de casamento: como fazer uma?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Lista de presente de casamento: como fazer uma?

Os preparativos para o casamento são tantos, que às vezes esquecemos de pensar na lista de presente de casamento. Parece simples relacionar itens domésticos, montar uma lista e replicar para os convidados. No entanto, montar uma lista de presentes de casamento apressada e sem cuidado pode gerar dor de cabeça após a cerimônia!

Por isso, dedique-se a essa etapa do processo e siga o passo a passo que vamos indicar para montar uma ótima lista de presente de casamento!


Construa um cronograma de casamento

Um cronograma de casamento ajuda em todas as etapas da organização. Você pode montá-lo incluindo tudo: desde a escolha da data até os preparativos da cerimônia em si. Logo, isso inclui a lista de presente de casamento.

Mas, para ter uma cerimônia de sucesso, você precisa ser sincero consigo mesmo. Afinal, não adianta construir um cronograma de casamento sem se basear no tempo que o casal tem disponível. Dessa forma, um ponto que você precisa ter cuidado é quando fazer a lista de presente de casamento. Então vamos lá para as dicas!

Quando fazer a lista de presente de casamento

Não adianta fazer a lista de presente de casamento com extrema antecedência. Esse movimento pode gerar muito estresse, uma vez que determinados produtos podem sair de estoque ou alterarem os preços com frequência. Ou seja, isso só confundiria os seus convidados. Além disso, seus amigos e parentes ainda estarão com foco em outros eventos e não darão tanta importância ao seu.

Todavia, deixar tudo para a última hora também não é indicado. Todos precisam de tempo hábil para se organizar: você, a loja e seus amigos e família. Com pressa, você faz uma lista ruim, a loja não disponibiliza as melhores opções e seus convidados comprarão o produto mais rápido e prático apenas para se livrar do trabalho.

Dessa maneira, o ideal seria separar de 2 a 3 meses antes da cerimônia para fazer a lista de presente de casamento. Esse prazo é suficiente para os seus convidados se organizarem e optarem pelo melhor presente. 

O que por na lista de presente de casamento

Na hora de escolher o que por na lista de presente de casamento, é interessante que o casal trabalhe em conjunto. Ou seja: fazer um levantamento dos utensílios domésticos que cada um já tem é de suma importância para não acumular itens.

Além disso, o casal em conjunto consegue definir muito melhor os itens que devem ser prioridade na lista de presente de casamento na praia, no campo ou em qualquer lugar. Por exemplo: alguns optam por itens para a cozinha, outros para o quarto e outros para a decoração no geral. Porém, independente do estilo do casal, a ideia deve ser a mesma: buscar conforto dentro do novo lar.

Assim, sua lista pode variar bastante, mas vamos citar alguns itens que podem estar nela.

imagem lista de presente de casamento

Aparelho de jantar

Existem diferentes tipos de aparelho de jantar: aqueles que vêm com 20 peças, 30 e outros que ultrapassam as 40. Independente da sua escolha, o aparelho de jantar na lista de presente de casamento é essencial, afinal você vai usar bastante. Isso porque nele consta itens como: pratos rasos e fundos, pratos para sobremesas, xícaras, sopeiras e travessas.

Além do aparelho de jantar, é interessante que você coloque um jogo de talheres e copos na lista de presente de casamento. Outra dica é acrescentar um jogo de taças para vinho, por exemplo, para você receber seus amigos e convidados na casa nova.

Panelas

Nem precisamos falar da importância de um jogo de panelas na lista de presente de casamento. O interessante é que existem diversos tipos de jogos, com número variado de peças. Dessa forma, você pode deixar mais de uma opção na lista de casamento e ajudar aqueles convidados que não têm tanta condição financeira.

Decoração

Se você pretende colocar itens de decoração na sua lista de presente de casamento, tome muito cuidado! Será necessário deixar bem claro quais cores e variações de itens podem ser escolhidos na lista, para a sua decoração não virar uma bagunça. 

Nesse sentido, é preciso ter uma boa loja responsável pela sua lista, de maneira que ela tenha uma grande variedade de produtos. Além de agradar ao comprador com bons preços, é essencial agradar aos noivos. Isso é feito com uma gama extensa de itens que integrem a personalidade do casal e possam ser trocados, por exemplo.

Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são a parte mais cara da lista de presentes de casamento. Geralmente, padrinhos e madrinhas costumam ficar com esses tipos de presentes. Aqui, vale o bom-senso de colocar preços acessíveis para os seus convidados. Além disso, coloque na lista apenas os eletrodomésticos essenciais para o dia a dia do casal.

O que não pode faltar na lista de presente de casamento

A falta de variedade de preços é algo muito deselegante que acontece nas listas de presentes de casamento. Essa é uma maneira certeira de deixar os seus convidados constrangidos e causar problemas após a cerimônia. 

Quando um casal cria uma lista apenas com preços altos, passa uma impressão ruim para os seus convidados. Alguns podem inclusive achar que o casal está sendo interesseiro. Então, você não quer que isso ocorra no seu casamento, certo?

Dessa forma, a melhor maneira para garantir uma boa lista de presente de casamento é pesquisar as lojas antecipadamente. Veja os planos que são oferecidos e os itens que eles têm à venda. Faça uma análise se eles estão de acordo com o gosto do casal e com a futura decoração da casa.

Por fim, nossa última dica é: escolha uma loja que garanta o serviço conhecido como suporte para noivas. Isso assegura auxílio na resolução da maioria dos problemas que possam surgir.

Apesar de simples, o planejamento da lista de presentes de casamento também exige atenção. Dessa forma, não menospreze esta etapa e siga nossas dicas! Se ficou com dúvidas, entre em contato conosco. Somos especialistas em sediar casamentos na praia de Jurerê.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]