Cronograma de casamento: dicas para a sua organização

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Cronograma de casamento: dicas para a sua organização

O cronograma de casamento é ideal para os casais que não querem passar sufoco no tão sonhado dia. Se você deseja ter tudo organizado e proporcionar uma festa linda aos seus convidados, siga as nossas dicas! Neste texto você confere um cronograma de casamento completo, além de ideias e dicas para o seu momento.

Primeiramente, cada casal sabe o tempo e o orçamento que tem disponível. Usamos aqui uma base para você ter uma margem de tempo para correr atrás de eventuais problemas. Mas é claro que, no final das contas, quem decide os prazos e passos do casamento é o casal. 


O primeiro passo no cronograma de casamento

De antemão, comece a pensar no orçamento. Sem ter essa base, fica praticamente impossível definir o seu cronograma de casamento. Isso porque o orçamento irá definir praticamente todos os passos do seu planejamento. Afinal, se você conta com um orçamento de casamento limitado, pode simplesmente pular partes mais luxuosas do cronograma.

Ter em mente o seu orçamento limite vai lhe ajudar a economizar tanto tempo quanto dinheiro, certo? Mas agora você deve estar se perguntando: como eu defino o meu orçamento?

O orçamento para o seu casamento precisa levar em consideração a renda do casal. Evite criar dívidas logo no início da sua vida a dois, portanto faça um planejamento com calma. A nossa primeira dica é listar os serviços essenciais para a sua cerimônia e festa. Por exemplo: decoração, buffet, aluguel do espaço e música. 

Digamos que esses são os pontos necessários para a sua cerimônia. A partir disso, você precisa começar a encaixar os valores desses serviços no seu orçamento. Se você economizou R$ 30 mil para o dia sonhado, faça o levantamento dos preços de buffet, decoração, entre outros da sua cidade. No final, some os que mais gostou e veja se eles entram no seu orçamento.

Acredite, investir melhor o seu dinheiro é uma das maneiras mais eficientes de economizar e manter-se no orçamento. Além disso, com o seu cronograma você evita sair comprando itens supérfluos, que no fim podem fazer toda a diferença na parte financeira.

Como montar o cronograma de casamento 

Assim que você já souber o seu orçamento e quais serviços deseja, é hora de começar a realizar as reservas. A principal de todas é o local do casamento, mas com quanto tempo de antecedência você deve fazer isso? Depende muito! 

Caso você opte por um local extremamente concorrido, talvez seja necessário fazer a reserva com quase 2 anos de antecedência. Sim, isso daria 24 meses. Todavia, se for um espaço mais tranquilo, sem tanta demanda, você pode fazer a reserva entre 10 e 12 meses antes. 

Mas lembre-se de que o local da sua cerimônia deve combinar com o estilo de casamento que você optou. Além disso, ele deve ser espaçoso para que os convidados fiquem confortáveis e, claro, tenha cenários lindíssimos para as suas fotos de casamento.

Contrate um cerimonial

Como fica muito difícil fazer um casamento sem a ajuda de serviços especializados, o certo é contratar um cerimonial (caso caiba no seu orçamento). Como eles já têm experiência em fazer casamentos, a ajuda será importante para cumprir o seu cronograma.

O cerimonial também é responsável por indicar locais, bandas, DJs, buffets e decoradores que sejam parceiros de trabalho e nos quais eles confiam. Essa é uma boa medida para evitar cair em golpes ou se estressar no dia da sua festa.

Além disso, para escolher uma empresa séria e que dê bons resultados, você pode fazer pesquisas e pedir indicações para amigos, conhecidos e familiares que já se casaram.

Contratando os serviços de casamento

Depois que você decidir o local da sua cerimônia e festa, chega a hora de fechar o resto dos serviços. Dica crucial: faça tudo com calma, leia os contratos, busque o máximo de referências possíveis sobre o local. Veja as redes sociais, os comentários, as fotos dos eventos, além de, claro, experimentar os serviços do buffet

E faça isso tudo, mesmo que você tenha contratado um cerimonial. Afinal, é muito mais seguro e confiável quando você mesmo está ciente de tudo o que está acontecendo, certo?

Note que você pode experimentar quantos serviços desejar, mas tenha em mente que isso demanda tempo. Então, se você estiver com um calendário apertado, opte por 3 opções no máximo de buffet para experimentar. Assim, você não fica com uma grande variedade de opções, tornando a decisão ainda mais difícil.

Ainda falando sobre o buffet, é necessário levantar outras informações antes de finalizar a sua escolha. Por exemplo: qual será o tipo de cardápio oferecido? Existem convidados com restrições alimentares? Qual será o estilo do bolo de casamento? Qual a quantidade necessária de comida para o número de convidados que você deseja chamar?

Ou seja, é bastante informação para definir o tipo de serviço que será escolhido! Então não faça com pressa, reúna-se com o seu par e faça as estimativas. 

Modelo de cronograma de casamento

Como falamos, a preparação costuma começar entre um ano e um ano e meio antes do casamento. Por isso, confira todo o checklist do seu casamento para você não se perder.

Doze meses antes

  1. Faça o cronograma;
  2. Defina um orçamento;
  3. Pesquise o cerimonial e os fornecedores de serviço;
  4. Conheça os locais de cerimônia e festa;
  5. Assine o contrato com os fornecedores — buffet, bebidas, decoração e flores;
  6. Reserve a igreja.

Seis meses antes

  1. Escolha e encomende os convites;
  2. Faça a prova do vestido e do terno do noivo;
  3. Convide os padrinhos;
  4. Escolha o cardápio;
  5. Encomende o bolo;
  6. Planeje a lua de mel.

Três meses antes

  1. Realize a prova das roupas;
  2. Contrate o serviço de fotografia e filmagem para casamento;
  3. Reserve o salão;
  4. Realize a prova da maquiagem e do cabelo;
  5. Faça o pré-wedding;
  6. Encomende as lembrancinhas;
  7. Envie os convites caso a cerimônia seja em uma cidade diferente ou distante.

Um mês antes

  1. Entregue os convites caso a cerimônia seja na mesma cidade;
  2. Confirme se as reservas e encomendas estão feitas;
  3. Faça a prova das roupas.

Uma semana antes

Confira todo o checklist.

Como vimos, um cronograma de casamento é muito importante para auxiliar os noivos. Seguindo os passos desse post, você e seu par ficam mais tranquilos para garantir uma ótima festa e cerimônia! 

Gostou deste texto? Então, para saber mais sobre a realização do casamento e tudo o que envolve essa cerimônia, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades. Por fim, aproveite também para saber mais sobre as praias de Florianópolis e o que fazer na cidade.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]