Tudo o que você precisa saber antes de viajar para Florianópolis?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Tudo o que você precisa saber antes de viajar para Florianópolis?

Assim como qualquer cidade do litoral brasileiro, viajar para Florianópolis requer organização e também um cuidado especial com os trajes.

Para aproveitar todas as belezas naturais e históricas da capital de Santa Catarina, é importante você fazer um planejamento levando em consideração as condições climáticas das respectivas épocas do ano, além de montar um roteiro prévio dos lugares que merecem sua visita.


Para ajudar você, elaboramos este post com dicas imperdíveis que, certamente, serão bem úteis na sua viagem.

Portanto, embarque nessa com a gente!

Quais são as melhores épocas para viajar para Florianópolis?

imagem-ponte-florianopolis-scSendo uma ilha com várias praias paradisíacas, a melhor época para viajar para Florianópolis é de dezembro a março, período em que a temperatura fica mais amena, refletindo também na água.

No entanto, como é a alta temporada, haverá mais movimento em todos os lugares, ou seja, enfrentar trânsito, filas em restaurantes, shows e outras situações será uma realidade.

Mesmo sendo verão, a região sul do Brasil venta muito. Uma dica é se prevenir, levando casacos de nylon, calças e também jaquetas ou moletons.

Lembre-se também do guarda-chuva, pois frequentemente o verão é marcado por pancadas no fim do dia.

Caso você queira fugir da agitação, a baixa temporada é uma opção, como de março a abril, após o carnaval.

Os preços estarão menores e ainda haverá bastante sol para sua curtição à beira-mar.

Outra opção é dezembro, antes do Natal, quando a cidade ainda não estará totalmente lotada.

Agora, para ficar em um clima de tranquilidade em qualquer época do ano, a dica é fazer uma reserva em uma pousada com pé na areia, desfrutando de tudo sem as preocupações corriqueiras da temporada.

Quais as características de Floripa?

imagem-praia-florianopolis-santa-catarinaSendo uma cidade cosmopolita, Florianópolis conta hoje com mais de 400 mil habitantes e possui uma diversidade de paisagens em 433 Km2.

O relevo é bem irregular e a presença de 42 praias faz com que a capital de Santa Catarina seja o destino de brasileiros e estrangeiros por conta das várias opções de lazer.


A costa tem 172 Km com a exuberância da Mata Atlântica, dunas, lagoas, mangues, morros e pequenas ilhas.

Como toda capital, o sistema de transporte é bem completo.

Há opções de táxis, Uber, ônibus urbanos, caronas, traslados dos hotéis e pousadas, aluguel de carros, vans.

A rede hoteleira é bem completa, assim como de restaurantes, com pratos de chefs renomados.

Há inúmeras opções de lazer, de boates a passeios históricos.

O que fazer em Florianópolis?

imagem-barco-passeio-escuna-florianopolisCom tantas opções, ficaria difícil descrever tudo em poucas palavras, mas vamos elencar alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Apesar de ainda não estar novamente transitável, a ponte Hercílio Luz, a maior pênsil brasileira com 821 metros, é um cartão postal que não pode ficar de fora da sua viagem.

O local é ideal para selfies e uma análise arquitetônica. No centrinho, a Lagoa da Conceição reúne bares, lojas e restaurantes, sendo um espaço de mais agitação.

Se você quer apreciar os artesanatos, faça uma visita à Avenida das Rendeiras, com produtos a preços justos e com uma delicadeza impressionante.

Agora, se você quer tranquilidade, a dica é a Lagoa do Peri, o segundo maior espelho d’água da cidade.

Por lá há caiaques, pranchas de stand-up padle e águas calmas para um bom banho. É excelente para crianças e famílias.

Floripa também é um oásis para quem curte esportes radicais e praias paradisíacas, como Jurerê.

Tem ainda as praias Mole, Brava, Joaquina e Campeche.

Em Jurerê Internacional, a Miami Beach brasileira, você se deliciará com lojas de grifes renomadas, sem falar em noites agitadas nas diversas boates.

Existem ainda os passeios de barco rumo ao Forte de São José da Ponta Grossa, à praia de Canavieiras, ilha do Campeche, entre outros pontos turísticos.

Explore ainda o centro histórico, com sua rica arquitetura, o Mercado Municipal, o projeto Tamar e os mirantes, como do Morro da Lagoa e Ponta de Vista, todos com visuais espetaculares.

Como você pôde perceber, viajar para Florianópolis reserva momentos especiais e uma variada programação que merecem a sua visita!

Após conhecer um pouco mais sobre Florianópolis, veja agora os parques que existem na cidade e faça um passeio completo!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]