Praia da Joaquina: o que fazer e como aproveitar as dunas

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Praia da Joaquina: o que fazer e como aproveitar as dunas

A praia da Joaquina, em Florianópolis, é uma das que mais impressiona pela sua beleza natural. Mesmo estando na capital catarinense, considerada uma das cidades mais bonitas do Brasil, a praia da Joaquina se destaca pela força das ondas, praia limpa e mar cristalino. Se você tem interesse em conhecer a região, fique neste post para conferir as principais dicas para acrescentar no seu roteiro de viagem para Florianópolis!

Para quem ainda está na dúvida se deve ou não incluir a praia no seu roteiro, já vamos adiantando que sim, você deve! Afinal, a praia da Joaquina é perfeita para um banho de mar refrescante e revigorante, além de proporcionar fotos lindas por conta da praia bem cuidada e limpa.


E depois de tirar fotos incríveis para recordação, ainda é possível aproveitar barzinhos da região com os amigos ou em família, finalizando o seu dia com um alto astral maravilhoso que só a capital catarinense consegue oferecer. Então, vamos conhecer toda essa beleza?

Como chegar na praia da Joaquina

Para chegar na praia da Joaquina, existem dois caminhos principais: pelo sul da ilha e pela Lagoa da Conceição. Para ambos, as estradas são bem sinalizadas com placas indicando o caminho correto até a Joaquina. Vindo pelo centro ou pela entrada da ilha via ponte, é importante pegar a Avenida Beira-Mar até o elevado do CIC, onde há uma entrada para a rodovia SC-401. Nela, você seguirá pela faixa da direita conferindo as placas direcionando para a saída da Lagoa da Conceição e o bairro Itacorubi.

Depois de percorrer o Itacorubi pela Rodovia Admar Gonzaga (SC-404), você subirá o morro da Lagoa da Conceição. No topo, existe um mirante incrível para admirar as dunas da Lagoa e da Joaquina, além de ter uma bela vista da Lagoa completa. Portanto, vale a pena parar, tirar umas fotos e aproveitar a natureza. Geralmente, existem vendedores ambulantes ali, onde você pode comprar algumas guloseimas para comer na praia da Joaquina depois do passeio.

Após a parada, descendo o morro da Lagoa, você pode seguir em direção à Avenida das Rendeiras, a principal do bairro. Ali existem diversos restaurantes, barzinhos e lojas de artesanato para dar aquela parada e comprar lembrancinhas de viagem. Após isso, vá para a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi e siga em frente até chegar no seu ponto final, a lindíssima praia da Joaquina!

Como é a praia da Joaquina

A praia da Joaquina costuma ter um mar bastante agitado, tanto que é palco de vários campeonatos de surf. Essa informação, por si só, já mostra como ela é uma das praias de Florianópolis mais movimentadas. Afinal, em dias de campeonato o lugar fica completamente lotado!

Já em relação à areia, ela é bem clarinha e fina, sendo confortável para você passar horas ali deitado aproveitando o sol. Além disso, o mar é sem dúvidas de uma beleza única, cristalino e bem gelado. Aliás, se você procura um mar quentinho, dificilmente encontrará em Florianópolis. Mas as temperaturas costumam ficar mais amenas no verão, portanto é possível aproveitar bastante!

Na ponta esquerda da praia, você encontra formações rochosas por onde é possível caminhar por uma trilha. Ali, a vista do mar é ainda mais bonita, mas tome cuidado, pois às vezes as ondas batem com tanta força que você pode acabar tomando um banho! Frequentemente, as pessoas pegam essa pequena trilha para fazer lindas fotos e ficar ali mesmo nas rochas curtindo o sol e o barulho do mar, sendo acima de tudo um lugar para relaxar.

Dunas em Florianópolis

Já na outra ponta da praia, temos as famosas dunas da Joaquina. Nelas, você pode apenas admirar a sua beleza ou aproveitar para se divertir praticando sandboard. Assim, existem estabelecimentos que alugam as pranchas por preços acessíveis por determinados períodos de tempo. Além disso, você pode optar por pranchas para descer as dunas em pé ou sentado, dependendo do seu nível de experiência – e coragem. Portanto, esse é o passeio ideal para ser feito por pessoas que gostam de atividades ao ar livre.

imagem-dunas-praia-joaquina-florianopolis
Imagem das dunas da Praia da Joaquina.

Somente quem já teve a oportunidade de conhecer o lugar sabe do que estamos falando. Com atividades para crianças e adultos, essa é uma ótima opção para se divertir na capital de Santa Catarina.

Por fim, na beira da praia mesmo existem restaurantes para você se servir, tomar um bom drink ou repor as energias depois de um dia cansativo na praia. Da mesma forma, também existem hotéis e pousadas para você se hospedar bem pertinho da praia da Joaquina. 

Conheça a história da região

As dunas da praia da Joaquina fazem parte de uma história maior, que começa pelo local onde elas estão inseridas. No início, a região não era chamada de Joaquina. Até 1975, era conhecida como Praia do Campeche. Dizem os historiadores que o atual nome da praia teria sido escolhido em homenagem a Dona Joaquina, uma senhora que morava ao leste da Ilha de Santa Catarina.

Essa figura era responsável por ensinar outras mulheres da região a fabricarem utensílios domésticos. Além disso, alimentava os pescadores que iam até a sua casa. No século XIX, Joaquina vivia em um local próximo da Lagoa da Conceição. Dizem que ela morreu de tristeza, pois seu marido Alberto, um pescador, saiu para o mar e nunca mais retornou.


Nesse mesmo período, Joaquina também perdeu a sua mãe, o seu pai e o seu avô. Mesmo assim, como ainda lhe restava um pouco de esperança, Joaquina ia buscar mariscos nas pedras que ficavam na praia e esperava por um milagre: o retorno de seu amor.

Após alguns meses, ela foi encontrada sem vida na areia, com o mar molhando seu corpo. A população nem mesmo se espantou, pois com tanta desgraça, somente esse fim poderia acontecer.

Há mais de uma lenda sobre a praia da Joaquina

Outra história que também se atribui à Joaquina é que ela foi tragada pelas ondas do mar. Dizem que foi mais ou menos assim: em 1850, quando ela estava trabalhando nas pedras do costão, distraída pelo encanto do lugar, não sentiu a maré subir, sendo levada pela água. As pessoas comentam que a praia recebeu seu nome devido a uma homenagem feita a ela. Se é verdade, não sabemos!

Outras tantas histórias existem sobre Joaquina e ninguém sabe exatamente o que aconteceu. Mas, esses relatos têm sido contados pelas rendeiras do lugar e pelos seus descendentes, fazendo parte, portanto, da cultura da região. Interessante, não é mesmo?

Além de todo o imaginário local, é importante saber que o Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição foi criado em 1988 e compreende hoje a uma área de 463 hectares. A criação desse espaço teve como objetivo proteger os campos compostos pelas dunas móveis, fixas e semifixas.

imagem-praia-joaquina-florianópolis
Imagem do canto esquerdo da Praia da Joaquina.

O que fazer na praia da Joaquina

A praia da Joaquina é ideal para toda a família. Isso porque os turistas podem aproveitar para curtir passeios em contato com a natureza. Definitivamente ela é perfeita para quem gosta de aventuras mais radicais, já que é possível fazer sandboard, trilha e surf.

Trilhas em Florianópolis

Iniciando na Lagoa da Conceição, a trilha começa em uma subida, em um solo com vegetação e areia grossa. À medida que a terra fica plana, a areia dá espaço para a terra e, com alguns minutos de caminhada, é possível chegar às dunas.

Ao encontrar com as montanhas de areia, a aventura começa! Não há um caminho definido, você pode seguir por qualquer trajeto até chegar à Praia de Joaquina. Mas lembre-se de levar água, calçado adequado e ter um celular caso você se perca. Além disso, é bastante importante levar em consideração o seu preparo físico, por mais leve que a trilha aparente ser.

Surf

As ondas que tomam conta da praia tornaram o surf uma prática muito comum na região. Dessa maneira, é normal encontrar a praia com bastantes surfistas. Se você for iniciante ou pró, fique à vontade para curtir as ondas da praia da Joaquina!

Pôr do sol

Você também pode apreciar o pôr do sol, pois o lugar guarda uma linda visão do entardecer, que se mescla com a sua areia branca e o mar verdinho. Você não vai querer perder isso, não é mesmo? Sendo assim, trata-se de um programa ideal para colocar na sua lista de viagem romântica a Florianópolis

Caso você vá com o seu parceiro, sentem-se na maior duna de Joaquina e apreciem a bela visão que o local reserva. Se for com a família ou amigos, também vale muito a pena conferir a vista.

Escolha a melhor época do ano para visitar as dunas de Joaquina

Como Florianópolis é muito procurada por quem gosta de pegar sol, os períodos de férias escolares, em especial o verão, costumam deixar a cidade cheia de visitantes. É nessa época que a água fica na melhor temperatura.

Todavia, é nesse período do ano em que há a maior ocorrência de chuvas. Se você não quer encará-las, nos meses de abril, maio, agosto, setembro e outubro, o clima fica mais ameno. Além das férias, datas festivas, como Réveillon, CarnavalPáscoa, movimentam a cidade.

Visto como um lugar seguro, bem iluminado e com uma excelente infraestrutura, você não vai se arrepender de visitar a praia da Joaquina! Esse é um destino encantador, indicado para casais e famílias. Dessa forma, todos conseguem se divertir pela região!

Agora que você conhece melhor as dunas e a praia da Joaquina, não pode se esquecer de incluí-las em seu roteiro turístico quando estiver em Florianópolis. Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo com seus amigos nas suas redes sociais e apresente a eles esse local maravilhoso!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]