Trilha do Rio do Boi: por que vale a pena visitar em Santa Catarina?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Trilha do Rio do Boi: por que vale a pena visitar em Santa Catarina?

Viajar é sempre bom!

Conhecer diferentes lugares, pessoas e culturas nos permite adquirir novas visões de mundo — além de uma ampla bagagem de aprendizado.


E para quem deseja fugir da rotina, aliviar o estresse e curtir uns dias de folga em um cenário repleto de belezas naturais incríveis, a trilha do Rio do Boi é uma das experiências mais gratificantes que existe.

Considerada uma das mais impressionantes do país, a trilha é realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apesar de ser um dos trajetos mais bonitos da região, é também um dos mais cansativos, já que o Cânion é o mais vertical do Brasil.

Se você é apaixonado por aventura e pela natureza, então, esse é um daqueles passeios imperdíveis.

Confira mais sobre o destino e descubra porque vale a pena visitar a trilha do Rio do Boi.

Como chegar à trilha do Rio do Boi?

Conhecida por sua dificuldade, a trilha do Rio do Boi tem capacidade máxima de participantes diários, só pode ser realizada com o acompanhamento de um guia e, ainda, depende das condições climáticas para acontecer.

O trajeto percorre as margens do rio por dentro do Cânion Itaimbezinho, situado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra — uma das principais unidades de proteção ambiental do país.

Diferentemente das outras trilhas do lugar, que são exploradas pela parte alta, em Cambará do Sul, o caminho do Rio do Boi é realizado pela parte de baixo, pelo leito do rio, saindo de Praia Grande, no litoral de Santa Catarina.

Com limite de 130 visitantes por dia e 15 km de extensão, a trilha impressiona por sua paisagem deslumbrante entre as gigantescas paredes do Cânion.

No entanto, é preciso dispor de uma boa condição física para realizar o percurso, afinal, o tempo de caminhada tem duração média de 7 horas (dependendo do ritmo de cada grupo).

Quais são as vantagens do passeio?

No início do trajeto, a trilha é realizada em mata fechada por 400 metros.

Daí em diante, porém, os próximos 10 km são percorridos por cima de muitas pedras do leito do rio, tornando a travessia arriscada e alerta.


Apesar dos desafios, a beleza natural ao redor faz tudo valer a pena.

Ao longo do caminho é possível observar diversas quedas d’água, pedras, gargantas estreitas, plantas, piscinas naturais de águas cristalinas e imponentes cachoeiras, como a Cachoeira Verde, Cachoeira Braço Forte e Cachoeira Leite de Moça.

Como se programar para o passeio?

Por ser um trajeto consideravelmente longo, procure usar roupas confortáveis para caminhada como camiseta, calça de moletom ou legging, além de calçados como tênis ou botas de trilha.

Se possível, vista o traje de banho por baixo, já que o caminho é repleto de passagens por rios e corredeiras.

Na mochila, carregue apenas o básico, como repelente, protetor solar, toalha, garrafinha de água e um lanche — afinal, serão, no mínimo, sete horas de atividade.

Para os amantes da natureza e apaixonados por aventura, a trilha do Rio do Boi é um dos lugares mais incríveis do Brasil. Por isso, não deixe de incluir a parada em sua próxima viagem para o sul.

E aí, gostou de saber mais sobre a trilha do Rio do Boi?

Então, compartilhe o post em suas redes sociais e inspire os seus amigos a acompanharem você nessa experiência inesquecível!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]