O que fazer na Lagoa da Conceição em Florianópolis

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » O que fazer na Lagoa da Conceição em Florianópolis

A Lagoa da Conceição é uma das opções preferidas dos moradores de Florianópolis para aproveitar o final de semana. Mesmo com dezenas de praias ao seu redor, a Lagoa da Conceição atrai turistas pela sua beleza, simplicidade e calmaria. Se você quer saber mais sobre a história do bairro e os seus encantos, permaneça neste post!

O melhor de tudo é que a Lagoa da Conceição é capaz de encantar diferentes tipos de turistas, desde os mais exigentes aos mais tranquilos. Isso porque, além da beleza natural, ela oferece passeios culturais, muita história e memórias que você vai carregar por muito tempo. 


Sendo assim, vamos começar nosso post com um pouco da história da Lagoa da Conceição. Depois de ler o texto, você com certeza irá incluir o lugar no seu roteiro em Florianópolis.

A história da Lagoa da Conceição

Localizada na Ilha de Santa Catarina, a lagoa, além de ser considerada a maior da região, é pura história. Duvida? Segundo os historiadores, o bairro onde está situada a lagoa, que também carrega o seu nome, já foi espaço de habitação de grupos indígenas, como os Tupi-Guarani e os Carijós. Isso tudo na época do Brasil Colonial.

Os vestígios dessa ocupação podem ser encontrados não somente nos sítios arqueológicos, que estão em algumas praias do lugar, mas, também, na praia da Joaquina, na Galheta e na Costa da Lagoa.

Para encontrar os vestígios, basta olhar para os buracos feitos nas pedras dessas praias. Ao fazer isso, você vai notar que elas foram utilizadas para a produção de ferramentas — principalmente pontas de flechas. Esses lugares que contemplam essa maravilha histórica receberam o nome de oficinas líticas.

Agora, se você quiser sondar os resquícios da colonização na Costa da Lagoa, olhe para os seus residentes. São pessoas super simples, tanto no seu jeito de viver quanto falar, revelando, com isso, a sua herança sociocultural.

Lenda sobre a Lagoa

Além disso, como não poderia faltar, existe uma lenda que é contada entre os moradores mais antigos de Florianópolis acerca da Lagoa da Conceição. De acordo com o jornal local Notícias do Dia, habitavam na ilha da magia um índio chamado Peri e uma bruxa chamada Conceição. 

Como qualquer história de amor proibido, ambos se apaixonaram, mas suas famílias proibiram o relacionamento. Apesar da proibição, o casal decidiu manter alguns encontros escondidos. Como nem tudo pode ser bonito nas lendas, as bruxas descobriram e jogaram uma maldição em Peri, transformando-o em uma lagoa. Essa é, inclusive, a lenda do surgimento da Lagoa do Peri, no sul de Florianópolis

Como Conceição ficou sozinha após o feitiço das bruxas, a jovem não conseguiu mais parar de chorar. Dessa maneira, seu choro se transformou na Lagoa da Conceição, conhecida pelas suas águas salgadas. Incrível a lenda, não é mesmo? Por fim, caso você se interesse mais pela história de Florianópolis, pode visitar outros locais como a praia do Santinho. Lá é possível encontrar um pequeno sítio arqueológico a céu aberto, perfeito para um turismo histórico!

O que fazer na Lagoa da Conceição

Considerado um dos melhores points da ilha de Santa Catarina, há muito o que fazer na Lagoa da Conceição para se divertir. Confira, a seguir, a nossa lista com o que fazer na Lagoa da Conceição!

  1. Praticar esportes
  2. Fazer trilhas
  3. Ter um almoço delicioso em um dos restaurantes da região
  4. Conhecer as festas e os bares da Lagoa da Conceição

Primeiramente, vamos começar com a prática de esportes na Lagoa da Conceição. Essa é, definitivamente, uma das atividades mais adoradas pelos moradores e turistas. 

Na terra, na água ou no ar, há sempre alguém praticando esportes na região. Você pode realizar diversas modalidades esportivas, desde windsurf e voo livre até kitesurf e vela. Além destes, você pode jogar frescobol — uma ótima opção para se divertir com a família. Assim, se você é do tipo que não abre mão de aventuras radicais, pegue o seu equipamento e vá para a Lagoa da Conceição.

Outra ótima opção é aproveitar as dunas bem no início da avenida Rendeiras, a principal do bairro. É possível alugar equipamento no local e se divertir praticando o skibunda ou o sandboard. Para que fique claro, na primeira modalidade você desce as dunas sentado. Já no sandboard, o desafio fica mais difícil, uma vez que você terá que ir em pé na prancha.


imagem Lagoa da Conceição Florianópolis

Trilhas na Lagoa da Conceição

Se você gosta de um programa mais tranquilo, contemplativo e educacional, faça trilhas em Florianópolis. Uma trilha muito conhecida na região é a Caminho da Costa. O nível de dificuldade é médio, portanto, pode ser feita com a família. Para isso, é só seguir alguns cuidados, como escolher a roupa adequada, adotar equipamentos de segurança e levar água. Portanto, esteja sempre atento ao se lançar em qualquer aventura!

Outra interessante trilha próxima à Lagoa da Conceição é a do Gravatá, também com dificuldade média. Todavia, tome cuidado! Após períodos intensos de chuva, a trilha pode ficar escorregadia. Então preste atenção. Tirando esse detalhe, o caminho é sensacional, propiciando uma linda vista da Praia Mole. Ao final da trilha, você chega na praia do Gravatá, com uma pequena extensão de areia e águas claras e limpas para você aproveitar. 

Onde comer na Lagoa da Conceição

A região é uma das mais conhecidas da capital no quesito gastronomia. Sendo assim, é muito fácil descobrir onde comer na Lagoa da Conceição. A lista de variedades é enorme, predominando, principalmente, os frutos do mar. Contudo, você também encontra muitos restaurantes com inspiração italiana, japonesa e mexicana. Ou seja, tem para todos os gostos!

Uma dica nossa é caminhar pelo centrinho da Lagoa da Conceição e pela avenida das Rendeiras, a fim de ir conhecendo todos os estabelecimentos. Olhe os cardápios, observe a decoração do local e escolha aquele que mais lhe agrade! O passeio é imperdível e com certeza aquecerá o seu coração.

Uma de nossas recomendações é o Marquês da Lagoa, especializado em frutos do mar. Mas você também pode comer no Thai Thai, com um cardápio recheado de pratos de origem tailandesa. Além disso, na região também está localizada uma das pizzarias mais famosas de Florianópolis, a Artesano. 

Bares

Já para quem deseja curtir um bom bar na Lagoa da Conceição, temos algumas indicações. Veja a lista com os melhores bares e baladas da Lagoa da Conceição:

  1. Santa Club Lagoa
  2. Rufus Bar
  3. É as Gurias
  4. Bunker Beer Culture

Além dessas atrações, você pode ainda visitar as casas de artesanatos, curtir passeios de barco pela lagoa, visitar o mirante… opções não vão faltar! E é com essas dicas que encerramos o nosso post. 

Gostou de conhecer mais sobre a Lagoa da Conceição e as atrações que ela oferece? Então, que tal compartilhar estas dicas com os seus amigos nas redes sociais? Contamos com você!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]