4 melhores trilhas em Florianópolis (e SC) para você se aventurar!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » 4 melhores trilhas em Florianópolis (e SC) para você se aventurar!

Se você está buscando um destino inesquecível para passar as férias, já pensou em fazer trilhas em Florianópolis? A região tem grandes belezas naturais e a melhor forma de conhecê-la é fazendo alguns desses passeios.

As trilhas são uma ótima opção de programa para diversos tipos de viagem — com família, amigos ou até mesmo em casal.


Para quem mora em uma cidade grande, também é uma oportunidade de estar em contato com a natureza, sem deixar de lado o conforto de estar em uma cidade com boa infraestrutura.

Se você quer saber mais sobre as trilhas em Florianópolis, fique conosco neste post e confira a lista que fizemos com 4 opções imperdíveis!

1. Rio do Boi

Conhecida como uma das mais impressionantes do país, a trilha do Rio do Boi é feita na fenda do Cânion Itaimbezinho, o mais vertical do Brasil. Caminhando entre enormes paredes, os aventureiros passam por cachoeiras, corredeiras e dois poços onde é possível tomar banho.

São 14km de caminhada, contando com ida e volta, com percursos na mata e no leito do rio. A trilha começa na cidade de Praia Grande, na costa de Santa Catarina, e no final dá para apreciar a linda paisagem da parte mais alta do cânion.

Com grau de dificuldade considerado alto, a trilha não pode ser feita sem orientação de um guia credenciado. Apesar de não ser uma caminhada fácil, as paisagens certamente compensam todo o esforço.

2. Lagoinha do Leste: uma das mais famosas trilhas em Florianópolis

O Parque Municipal da Lagoinha do Leste é composto de mata ainda nativa, costões, lagoa e uma praia deserta que leva o mesmo nome da área, conhecida por ser uma das mais bonitas do país. O passeio é imperdível para quem curte estar próximo à natureza.

O local fica a 30 km de Florianópolis, para chegar à praia, existem duas opções de trilha — Matadeiro e Pântano do Sul.

A primeira alternativa é a mais longa e demorada, mas com menor grau de dificuldade. Para chegar até a praia leva-se entre duas e três horas. A segunda é mais curta, porém mais inclinada, e dura cerca de 45 minutos.

Pelo difícil acesso, a praia da Lagoinha do Leste é deserta e não tem estrutura de bares e restaurantes. Por isso, antes de sair de casa é importante preparar alguns lanches para consumir ao longo do dia.

imagem-trilha-praia-lagoinha-do-leste-florianopolis-sc
Imagem da Lagoinha do Leste em Florianópolis.

3. Trilha em Florianópolis com piscinas naturais

Ainda no clima de praia, as piscinas naturais de Florianópolis ficam na Praia da Barra da Lagoa e são ideais para quem viaja com a família.

O mar é cercado por grandes pedras que, na maré baixa, formam piscinas com água cristalina.

Na praia dá para relaxar, curtir a paisagem e praticar mergulho.


O acesso é fácil inclusive para crianças. É possível chegar à praia com uma caminhada de até meia hora e não há muitos obstáculos pela trilha.

Na alta temporada dá para encontrar algumas barracas vendendo lanches e bebidas, porém o mais indicado é se prevenir e levar água e lanche na mochila.

imagem-piscinas-naturais-barra-da-lagoa-florianopolis-sc
Imagem das piscinas naturais da Barra da Lagoa em Florianópolis

4. Caminho da Gurita

Essa trilha em Florianópolis faz parte do Parque Municipal da Lagoa do Peri e leva a uma cachoeira. O local tem infraestrutura para turistas, com bares e restaurantes, então não é necessário levar muita água nem alimentos.

O caminho dura cerca de uma hora e é tranquilo — tem terreno plano e a trilha é sinalizada. É preciso tomar cuidado apenas para não se machucar na vegetação rasteira.

No percurso dá para ver algumas ruínas do século 19, época dos engenhos, e apreciar a vista da mata preservada, além de cruzar alguns córregos.

Já deu para ver que fazer trilhas em Florianópolis é uma ótima pedida para as férias, não é mesmo? Dá para estar perto da natureza aproveitando a tranquilidade de lindas praias e as paisagens da mata da região.

Para fugir de imprevistos, é muito importante planejar a viagem com antecedência e escolher uma hospedagem de qualidade, que ofereça conforto para os dias de descanso. Afinal, não há nada melhor do que relaxar depois de uma trilha, não é mesmo?

Se você está buscando a melhor opção de hospedagem, entre em contato conosco e aproveite mais das trilhas em Florianópolis.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]