Melhores ideias para casamento rústico na praia em 2021

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Melhores ideias para casamento rústico na praia em 2021

O casamento rústico na praia é uma ótima opção para quem gosta desse estilo e tem o sonho de casar à beira-mar. Muitas pessoas acreditam que o casamento rústico é restrito ao campo, mas na verdade ele é perfeito para casamentos ao ar livre. Fique neste post para saber como organizar o seu e ver as melhores ideias para casamento rústico.

O que é um casamento rústico?

O termo casamento rústico refere-se ao estilo da decoração da festa. Esse é muito inspirado nos elementos campestres, como flores, vegetações no geral e madeira, muita madeira. Além disso, o casamento rústico tem um ar super aconchegante e transforma o ambiente da cerimônia.


É por isso que ele é um dos estilos de casamento mais escolhido. É incrível como o ar rústico consegue transformar qualquer noiva em princesa e trazer ares românticos à festa. Bom, agora que você sabe o que é um casamento rústico, vamos entender como organizar um na praia!

Casamento rústico na praia

Primeiramente, saiba que é possível sim realizar o sonho do casamento rústico na praia levando muita magia ao momento. E pode ter certeza que irá propiciar uma experiência incrível para os seus familiares e amigos.

Uma tendência que vem atraindo muitos noivos, o cronograma do casamento na praia segue os mesmos compromissos em comparação ao estilo clássico ou tradicional, com a diferença da decoração, disposição das mesas, cardápio, figurinos e local da cerimônia. Dessa maneira, sugerimos que você comece por essa parte!

Assim, com o seu cronograma será possível alinhar todas as partes do seu casamento e conquistar o sonhado estilo rústico na praia. A primeira dica para isso é: leve em consideração que você está na natureza. Afinal, o estilo rústico valoriza a natureza campestre, então por que não investir na beleza das praias também?

Decoração para casamento rústico na praia

Ao contrário do glamour e toda pompa dos casamentos tradicionais, os casamentos rústicos na praia valorizam materiais como madeira, palha e cortiça. Também é de muito bom gosto investir em móveis vintage e elementos mais naturais, como mesas tratadas, sempre ressaltando a natureza.

Dessa forma, o seu altar de casamento pode ser todo de madeira rústica com flores ao seu redor. As cadeiras ou locais para os convidados sentarem também podem ter madeira em detalhes, trazendo ainda mais aconchego à cerimônia.

Além disso, existem diversos outros elementos que são muito característicos do casamento rústico. É o caso, por exemplo, das garrafas e potes de vidro vintage. Eles podem estar presentes na decoração nos cantos e nas mesas de comes e bebes, sempre acompanhados de flores. Aliás, essas são super importantes em um casamento rústico na praia!

Flores para casamento na praia

A escolha das flores para um casamento na praia precisa ser muito bem pensada e estudada. Afinal, cada flor reage diferente nas estações do ano, além de que cada uma tem resistência diferente ao sol e ao calor.

Por exemplo, no verão você pode optar por flores como:  girassol, margarida, orquídeas brancas, verbena,  crisântemo e azaleia. Outra vantagem dessas flores é que elas trazem a sensação de paz e calmaria, principalmente as de cores claras. Assim, o clima rústico ficará perfeito com esses detalhes.

Por outro lado, se você for casar na praia e no inverno, pode investir em flores como: amor perfeito, copo-de-leite, tulipas, orquídeas e petúnias. 

Ideias para casamento rústico na praia

Ainda falando de flores, vale a pena espalhar pétalas pelo chão ou pelo caminho da noiva. Além disso, você pode investir em outros detalhes, como:

  • pendurar fotos de vários momentos do casal suspensas no ar;
  • usar palha e juta para dar um toque especial no convite e lembrancinhas;
  • criar um ambiente com arcos de flores para a cerimônia;
  • fazer também pequenos lounges na areia, com sofás e puffs, voltados para que os seus convidados fiquem ainda mais relaxados.

Outro elemento essencial para o seu casamento rústico na praia são as luzes amarelas. Claro que se o seu casamento terminar ainda durante o dia, não há a necessidade de se preocupar com isso. Mas, em um casamento que vai até o entardecer ou noite, elas são perfeitas para dar um clima delicioso à festa.

Você pode investir principalmente em cordões de luzes amarelas. Essa cor é especial e combina muito com o estilo rústico, todavia você não precisa ficar restrito a ela. Dependendo do seu gosto e da formalidade do seu casamento, escolha luzes coloridas e deixe o ambiente mais divertido e acolhedor.

Outra dica é referente aos elementos da decoração. Composições utilizando paletas de cores leves, aparadores, baús, caixotes, entre infindáveis objetos também dão um toque especial. Nesse sentido, é possível construir uma composição com caixotes e fazer a mesa de doces, por exemplo. E, esse tema nos leva ao nosso próximo tópico: o bolo para casamento rústico.

Bolo para casamento na praia

Um bolo para casamento na praia com detalhes rústicos é uma ótima opção, principalmente pelas cores claras. Mas, assim como as flores e outros elementos, é muito importante cuidar com o calor. Ou seja: você precisa ter um bom local de armazenamento para não acontecer um desastre, certo?

Essa dica é essencial para quem opta por bolos rústicos com recheio de frutas, uma vez que as chances delas estragarem no calor é alta. O ponto mais positivo de escolher um bolo rústico para o seu casamento na praia é que eles costumam ser mais simples. Isso é, com menos elementos de decoração que podem acabar derretendo ou estragando.

Muitos casais escolhem o bolo rústico na versão naked cake ou com acabamentos em chantilly. Nessa última opção, a técnica de espatulação deixando alguns detalhes do recheio traz um charme super rústico para o bolo.

O que servir em um casamento rústico na praia

Geralmente, o estilo de casamento rústico na praia está bem entrosado com o finger food (petiscos). Caldos e massas também caem muito bem. Os doces devem ser aqueles comparados aos da “cozinha da vovó”, super caseiros e deliciosos.

O importante é sempre deixar os convidados bem à vontade. Outra ideia bacana é optar por lembrancinhas comestíveis, como geleias, mel, doces, enfim, tudo que remeta ao acolhimento do lar.

Vestido de noiva para casamento rústico

O vestido de noiva na praia deve priorizar tecidos mais leves. Frequentemente, as noivas usam vestidos mais soltos, com tecidos fluídos, ou então o famoso modelo “sereia”, que virou uma verdadeira febre nos casamentos em geral.

O ideal também é utilizar saltos menores e mais confortáveis Se a cerimônia ocorrer diretamente na área, vale inclusive ficar descalço. Afinal, praia não combina com aquelas caudas gigantescas ou saltos finos, não é mesmo? Vale deixar as daminhas e pajens mais despojados também.

Independentemente de quais sejam as suas escolhas, o estilo de casamento rústico na praia certamente vai marcar a história, fazendo com que seu amor se propague tão quanto as ondas do mar!

Ficou com vontade de trocar seus votos com um estilo de casamento rústico na praia? Esperamos que sim! Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Temos ótimas dicas para casamentos na praia de Jurerê Internacional, uma das mais faladas do Brasil.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]