8 dicas (+3 bônus) de como organizar um mini wedding em Florianópolis

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » 8 dicas (+3 bônus) de como organizar um mini wedding em Florianópolis

O casamento é um dos principais momentos na vida de um casal e, por isso, tem que ser inesquecível. Imagine, então, como seria realizar um mini wedding na praia, em Florianópolis? Em uma cerimônia bem intimista, de frente ao mar, com os pés na areia e o clima de romantismo no ar.

Sendo uma das principais tendências do momento, o mini casamento se entrelaça com personalidades que valorizam a natureza, que querem mais proximidade com os convidados, menos extravagâncias e uma cerimônia que retrate realmente a história do casal.


Aproveitando as belezas naturais da capital catarinense, como a praia de Jurerê, que tal organizar agora mesmo uma cerimônia impecável para até cem seletos convidados? Confira!

1. Faça um bom planejamento de seu mini wedding

imagem-noiva-planejamento-mini-wedding-casamento-praia

Mesmo não sendo um casamento grandioso em termos de convidados e requintes na celebração e no buffet, um devido planejamento é essencial para que tudo saia do jeito que você sempre idealizou.

Portanto, é preciso se organizar com antecedência. O ideal é reservar um local que tenha estrutura para mini wedding em Florianópolis, como uma pousada.

Assim, você resolverá várias demandas, como buffet, escolha do tipo de cardápio, além de já ofertar um local para hospedagem dos convidados, inclusive com possíveis descontos.

O planejamento vale também em relação à data. Analise se a época não é propícia para chuva ou muitos ventos, pois são fatores climáticos que podem atrapalhar o seu casamento.

É nesse momento que os noivos definem o número de pessoas que pretendem convidar. Assim, é possível perceber que é nessa etapa que você observa se conseguirá ou não realizar tudo o que sempre sonhou.

Outro ponto importante é fazer uma reserva financeira para não sobrecarregar o seu orçamento. Por isso, muita gente começa a economizar com meses ou, até mesmo, anos de antecedência, para que tudo saia sem imprevistos.

2. Escolha a data e o horário do mini wedding

Pensar bem na data e no horário é superimportante para evitar problemas com chuva, excesso de sol ou de vento. Eles são fatores que interferem, diretamente, na decoração e na disposição das cadeiras para os convidados.

Apesar de não ser uma regra, é muito comum que os minicasamentos aconteçam no pôr do sol. Esse horário oferece mais encanto e magia ao momento.

É uma ótima opção para as cerimônias em praias. O visual proporciona belíssimas fotografias.

É importante analisar direitinho a posição do sol no horário que pretende casar, pois pode acontecer de os fortes raios solares impedirem os seus convidados de terem uma boa visibilidade.

A escolha da data, com o foco na melhor época do ano, é muito importante quando se trata de um mini wedding no campo ou beira mar.

Mesmo que a sua escolha seja uma data que não costuma chover, é sempre bom contar com tendas. Afinal, a previsão do tempo pode falhar.

Outro detalhe importante para quem decidiu casar na praia é ter muita atenção à maré!

Assim, procure saber quais os possíveis horários que ela está alta, para que não ocorra uma situação desagradável para o casal e os convidados. Essa é uma surpresa que ninguém gostaria de ter, não é mesmo?

3. Defina os convidados

Como se trata de um minicasamento, o casal precisa sentar junto para definir os convidados. Priorize as pessoas mais íntimas, como familiares de primeiro grau e amigos próximos.

Dessa forma, não pense duas vezes para tirar da lista aquele parente distante que não vê há anos ou aquelas pessoas que vocês convidariam só por educação. Aqui, é preciso deixar a lista bem enxuta.

Afinal, um dos requisitos de um mini wedding é a economia sem perder a magia do momento, ou seja, escolha para estarem presentes aqueles que realmente são especiais para vocês.

Lembre-se de enviar o “save the date” com bastante antecedência. Pois, quando o casamento é em um lugar diferente da cidade dos convidados, é preciso que eles planejem os gastos com transporte e hospedagem, caso esses detalhes não fiquem a cargo dos noivos.

4. Busque um lugar confortável

Como muita gente tem optado por mini wedding em Florianópolis, principalmente de frente para o mar, nada melhor do que escolher um local confortável e com boa infraestrutura.

Isso porque seus convidados precisam se sentir bem à vontade. Além disso, esse estilo de união remete à paz, clima de descontração e maior contato humano.

Além do fato que o casamento tem que ter o estilo dos noivos. Por isso, opte por um local que consiga transmitir a energia do casal.

Por ser um evento menor, o ideal é saber de antemão se o espaço consegue realizar do jeito que foi planejada, dessa maneira, não ocorrem surpresas desagradáveis em cima da hora.

Assim, faça uma pesquisa para definir um local que tenha credibilidade e know how sobre cerimônias, evitando percalços de última hora. Afinal, estresse não pode entrar na sua festa.

espaço mini wedding casamento na praia

5. Tenha atenção especial à escolha do vestido

Para um mini wedding na praia, o mais recomendável é que o vestido de noiva seja leve e confortável. A tendência é o uso de algo menos clássico, sem rodas e com poucas pedrarias.

Mas isso não impede que o vestido seja elegante e sofisticado. Invista em uma renda bonita, delicada e que seja compatível com o seu estilo e com o da decoração. Você também pode apostar em decotes e fendas.

Para esse estilo de casamento, nem sempre as noivas escolhem o branco. As cores muito usadas também são pérola, champagne ou nude.

Para combinar com o vestido, escolha as jóias com cuidado. Aqui, é interessante investir em peças (como brincos, colares e pulseiras) mais informais.

O excesso de brilho pode ser substituído por diferentes materiais, que sejam simples, elegantes e combinem com a cerimônia.

6. Defina a decoração e os trajes

Para ficar ainda mais belo, um mini wedding na praia, em Florianópolis, precisa de uma decoração que esteja alinhada com a praia, natureza, bem-estar, clima rústico e muita vida.

Assim, explore as flores, móveis vintage, cortinas, pétalas sobre as mesas e chão, puffs e sofás em áreas de lofts, paletas coloridas, entre outros aspectos.

Caso a cerimônia seja realizada na praia, uma dica legal é colocar muitas luzes e velas para combinar com as flores e deixar o espaço mais romântico.

Outra dica importantíssima é escolher um vestido bem confortável e alinhar também os trajes dos pajens, daminhas, padrinhos, madrinhas e o dos demais convidados.

O noivo pode optar também por uma roupa leve e de tons claros. Não há obrigatoriedade de usar um terno completo para esse estilo de casamento. Uma camisa e calça social funcionam superbem.

Caso não consiga deixar o paletó de lado, opte por montar o look sem gravata para que fique mais informal.

O mesmo vale para as convidadas, por isso, é legal informar no convite o traje do casamento.

Informe que, por conta do tipo de evento, optar por peças com tecidos mais leves, que não incomodem durante a festa. O ideal é que os convidados se sintam confortáveis na cerimônia, podendo, até mesmo, irem descalços.

7. Opte por uma hospedagem para os convidados em seu mini wedding

Imagine como será superchique contratar uma hospedagem para os seus convidados. Melhor ainda se ela for no mesmo lugar da cerimônia e da festa.

Em Florianópolis há várias opções de boas pousadas de frente para o mar, que oferecem pacotes completos para um mini wedding. Muitas delas têm o espaço do salão, serviço de buffet, além de excelentes acomodações para os convidados.

Para isso, comece pesquisando se o local comporta o número de pessoas que desejam convidar. Assim, fica mais confortável para os convidados e não corre risco de faltarem acomodações.

Outro ponto é entrar em contato com as pessoas para se informar sobre os horário de chegada para que esteja tudo pronto.

Confira com antecedência também a respeito de alimentação antes e depois do evento. Dependendo do horário de chegada, os convidados podem querer comer alguma coisa.

E tem o caso de o café da manhã e almoço do dia seguinte. Informe-se a respeito dos funcionários do local para saber se terá alguém disponível, caso as pessoas precisem de ajuda.

Outra dica legal é conversar com as mulheres a respeito de cabelo, maquiagem e roupa.

Caso tenha condições, seria legal contratar alguém para ajudá-las a se arrumar. Pergunte se tem que passar alguma parte das roupas para que seja feito com antecedência.

Deixar um mimo no quarto para recepcionar os convidados é outra ideia legal e que pode chamar mais atenção para o evento. Ele pode ser um bombom ou, até mesmo, sabonete personalizado.

8. Escolha bons profissionais

Como todos os ramos, o de casamento também tem picaretas. Portanto, busque referências antes de fechar um contrato com a produtora de vídeo, fotos, som, iluminação etc.

Como as demandas de um minicasamento são bem menores, muitas empresas já oferecem um pacote completo. Veja as condições, formas de pagamento e analise os portfólios.

Caso opte pela hospedagem dos convidados no local, confira também a precedência dos funcionários de lá, a fim de garantir que todos sejam bem atendidos.

Se perceber que o número de pessoas trabalhando no dia pode não ser o suficiente, não tenha medo de contratar mais equipe para que tudo saia como sonhou.

9. Determine o orçamento do mini wedding

Determinar o preço de um casamento é uma situação muito relativa. Apesar de o mini wedding ser mais barato que o tradicional, o valor final a ser gasto vai depender do que os noivos pretendem colocar na festa.

Assim como acontece nas grandes cerimônias, os valores de cada detalhe podem variar de acordo com os fornecedores e empresas.

No mini wedding, as economias dependem das opções de serviços, se o casal vai optar por colocar certos luxos na festa e se vão optar por fazer algumas coisas eles mesmos.

A maior economia do mini wedding acontece pelo tamanho da lista de convidados. Como a quantidade de pessoas é menor, os gastos de buffet são reduzidos, assim como o espaço, que não precisa ser tão grande.

Algumas dicas para diminuir ainda mais os gastos, é pesquisar bem os fornecedores, convidar somente quem for essencial e assumir algumas tarefas, como a confecção das lembrancinhas ou, até mesmo, alguns detalhes da decoração, como arranjos de mesa.

10. Faça da lista de convidados sua aliada

Como o próprio nome já diz, mini wedding, esse tipo de cerimônia se trata de ser em menor tamanho. Nesse caso, as lista de convidados é o que mais se destaca como relação aos tradicionais.

A quantidade de pessoas convidadas para um mini wedding pode variar, mas o recomendado é que sejam até 100 pessoas.

O mais comum é que fique entre 50 e 80 indivíduos, somente quem é realmente indispensável para celebrar esse momento com o casal. E é por isso que a lista de convidados pode se tornar uma aliada.

A definição do local é baseada no número de pessoas que estarão presentes, por isso, caso queria um lugar menor, basta reduzir a lista e o mesmo acontece com o contrário.

Com o buffet pode acontecer o mesmo, se optarem por um mais caro, diminuir a lista para caber no orçamento pode ser uma opção.

No caso de decidirem alugar uma hospedagem para os convidados, a lista também deve ser levada em consideração.

Além do fato de ter certeza que o local tem espaço para comportar todos, deve-se também fazer uma divisão de quartos.

Esse ponto pode parecer simples, mas quando pensamos a respeito, separar um cômodo para cada pessoa individual acaba sendo necessários muitos quarto.

Mas também tem que pensar no conforto e na relação entre os convidados.

11. Tenha atenção à época do ano

Fazer um mini wedding na praia demanda muito planejamento e um dos pontos mais importantes é quanto ao clima. Em épocas muito frias, como no inverno, é difícil encontrar a temperatura amena e agradável.

Em compensação, no calor, deve-se optar por horários em que o sol não está tão quente, como de manhã cedo ou ao anoitecer.

A chuva é outra condição desagradável e que pode acontecer, especialmente no verão. Para saber qual época funciona melhor, o recomendado é procurar um cerimonialista ou assessor de eventos.

Caso o casal tenha um data específica, o profissional pode ajudar a escolher o melhor horário para determinada época do ano.

Na hipótese de estar prevendo chuva para o dia da cerimônia, o ideal é ter um plano B, com tendas ou uma área coberta.

Outra dica é estar atento à previsão do tempo, para que qualquer mudança de temperatura para a data marcada, como a chegada de uma frente fria ou calor excessivo, seja identificada previamente.

Por mais que o mini wedding seja uma cerimônia menor, contratar um consultor para ajudar na organização auxilia para que tudo saia como os noivos sempre sonharam.

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu mini wedding na praia, em Florianópolis, será inesquecível, com lembranças para muitas gerações.

Agora é só planejar tudo direitinho e esperar o momento para dizer o tão sonhado “SIM”!

Gostou das nossas dicas para realizar um mini wedding dos sonhos? Então, acompanhe a gente pelo FacebookTwitter e Instagram, e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube.

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]