Confira 4 dicas para organizar a renovação de votos na praia

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Confira 4 dicas para organizar a renovação de votos na praia

A renovação de votos surgiu na Alemanha para comemorar os 25 anos de união de alguns casais. Hoje, a tradição tem como objetivo reviver o dia do casamento e reafirmar o amor. Uma das opções mais famosas é a renovação de votos na praia. Dessa maneira, listamos neste post algumas dicas que você precisa saber antes de organizar um!

Para renovar seus votos, é importante entender o que isso significa. Então, vamos começar nossas dicas explicando seu significado. Além disso, pontuamos as vantagens de renovar seus votos de casamento.


O que é a renovação de votos de casamento?

O dia do casamento é um dos mais esperados na vida de um casal. O nervosismo é tanto que, às vezes, ele acaba passando tão rápido e fica aquele gostinho de quero mais. Nesse sentido, algumas pessoas desejam reviver aquele momento especial.

Assim, muitos casais decidem renovar votos para comemorar e reafirmar o amor. Você pode fazer a renovação de votos quando completar 1 ano de casado, 5 anos, 10 anos, etc. A renovação de votos de casamento mais comum é quando o casal completa 10 anos. Mas não existe uma regra para específica. A ideia aqui é comemorar com as pessoas que você gosta, independente do tempo de relacionamento.

A cerimônia é bem parecida com a de um casamento. Ou seja, na lista terão: vestido de noiva, aliança, buffet, chuva de arroz, entre outros. Mas esse ponto também dependerá do estilo do casal, uma vez que existem renovações de votos bem simples e íntimas.

Um exemplo é o vestido para renovação de votos. Aqui, a noiva não precisa optar pela cor branca. Muitas noivas acabam aproveitando a oportunidade para usar outros tipos de tonalidades. Geralmente, as cores mais escolhidas são as pastéis. Se a sua renovação de votos é na praia, essas cores ficam ainda melhores. Outra opção para o vestido de renovação de votos é escolher cores na variação off white, como o champanhe.

Renovação de votos é diferente de bodas de casamento

Bodas de casamento e renovação de votos apresentam uma pequena, mas importante diferença. As bodas só podem ser comemoradas se o casal tiver uma união oficializada na igreja. 

Assim, se você não fez essa união na igreja, você ainda poderá fazer a renovação de votos sem problemas. Atualmente muitas pessoas já consideram renovação de votos e bodas a mesma coisa. Isso porque elas têm o mesmo objetivo: reafirmar o amor do casal. Mais uma vez: vai da preferência do casal e do sonho de renovação de votos.

Por que fazer uma renovação de votos?

A renovação de votos pode ser uma oportunidade para fazer uma nova declaração ao seu parceiro (a). Reafirmar os votos significa que vocês continuam em sintonia e que pretendem continuar juntos por mais tempo.

Além disso, na cerimônia de renovação de votos você poderá comemorar como se fosse uma segunda festa de casamento. Convidados que não puderam estar na primeira, poderão aparecer na sua cerimônia, bem como aquele amigo que você só conheceu anos depois. Por fim, a cerimônia é uma ótima forma de reunir as pessoas que você gosta em apenas um lugar.

Como organizar uma renovação de votos na praia

Fazer a renovação de votos na praia tem vários pontos positivos. O melhor de todos: você poderá escolher vistas paradisíacas.

A beleza natural de uma praia pode ser o suficiente para aflorar os melhores sentimentos em um casal. O ambiente é propício para deixar qualquer pessoa feliz e as fotos tiradas na renovação de votos na praia ficarão maravilhosas. Imagine o seu álbum de renovação com o mar ao fundo, os convidados felizes e brindando na areia. É de tirar o fôlego, não é mesmo?

Esses motivos já são suficientes para escolher a renovação de votos na praia, mas a organização precisa ser bem pensada para que não ocorra erros. Desse modo, confira nossas 4 dicas para ter a cerimônia dos seus sonhos.

1) Escolha o local perfeito para a renovação de votos na praia

Ok, já sabemos que será em uma praia. Mas para dar tudo certo, é preciso ter uma boa estrutura. Caso contrário, sua cerimônia pode acabar sendo bastante desconfortável. Assim, você precisa pensar em: estrutura física, como cadeiras, mesas, toldos, entre outros. Logo, uma ótima opção é escolher uma pousada de frente para o mar, que tenha uma linda vista e estrutura física para a cerimônia.

A Pousada dos Sonhos conta com um salão de festas destinado a cerimônias nas praias. Ele foi pensado para ficar marcado na lembrança dos noivos. Dessa maneira, ele dispõe de todos os materiais necessários para realizar uma renovação de votos na praia. Além desses benefícios, os convidados ainda ganham hospedagem na Pousada!

Caso não seja possível se hospedar em uma pousada, opte por um local próximo ao da cerimônia, como um hotel ou apart-hotel na praia.

2) Lista de convidados para renovação de votos na praia

Com o local escolhido, você já sabe quantas pessoas poderá incluir na lista de convidados. Geralmente, a renovação de votos costuma ser bem íntima. Ou seja, o número de convidados é menor do que em um casamento.

Nesse sentido, são chamados apenas os amigos e familiares bem próximos. É comum, até mesmo, fazer uma comemoração a dois. Mas, caso decida convidar alguém, você pode distribuir os convites de maneira impressa ou online. Lembre-se de que não precisa ser algo tão luxuoso, como os de uma cerimônia matrimonial.

3) Contrate bons fornecedores

A escolha dos fornecedores é decisiva para o sucesso da sua renovação de votos na praia. Para que tudo ocorra bem, é recomendável contratar um bom cerimonial. Ele dará todo o direcionamento de que precisam.

Depois, defina o buffet de sua preferência. Afinal, uma boa festa pede comidas e bebidas de qualidade. Vocês podem optar por um jantar ou, até mesmo, por algo mais elaborado e grandioso. Lembre-se também de escolher um bom fotógrafo para eternizar esse momento tão especial. Você pode optar por profissionais especializados em fotos nas praias. Eles com certeza encontrarão ângulos diferentes para registrar o melhor da sua renovação de votos na praia.

Outro detalhe que precisa considerar é a contratação da equipe de som e iluminação. Esses são serviços que fazem toda a diferença no ambiente, já que evitam que os seus convidados fiquem entediados na cerimônia. 

4) Invista na decoração

A decoração é um dos itens que fará sua festa ser inesquecível. Ela precisa refletir o humor do casal e simbolizar o amor que existe na relação. Você pode investir, por exemplo, em elementos que representam o relacionamento. Assim, considere fazer um mural de fotos que conte um pouco daquilo que já viveram.

Além disso, toda a ornamentação depende do lugar escolhido. Uma renovação de votos na praia pede algo mais minimalista ou um estilo boho chic. Tenha em mente que não precisa ser nada muito exuberante. Para esse tipo de comemoração, basta harmonizar bem cada detalhe. Opte por cores mais claras, como o branco, e invista em flores. Elas vão dar o tom do amor e cativar os convidados. E não esqueça: para tudo ficar perfeito, é sempre bom contar com a ajuda de profissionais!

Essas foram algumas dicas para organizar uma linda renovação de votos na praia. Assim, planeje tudo com calma e contrate bons profissionais para auxiliar na realização desse sonho! Se você ainda tem dúvida de como realizar a renovação de votos na praia, entre em contato conosco! Vamos amar fazer parte da concretização desse momento.

1 comentário em “Confira 4 dicas para organizar a renovação de votos na praia”

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]