Viagem para Florianópolis com os amigos: vale a pena?

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Viagem para Florianópolis com os amigos: vale a pena?

Estar próximo dos amigos é uma das melhores sensações da vida e para estreitar ainda mais os laços, que tal fazer uma viagem para Florianópolis com amigos? A cidade pode ser perfeita para tirar fotos incríveis, curtir festas famosas e aproveitar cenários paradisíacos. Se ficou com vontade, continue neste post para conferir as nossas dicas!

Florianópolis é uma das melhores cidades do Brasil para se viajar com amigos e vamos provar o porquê. A cidade conta com mais de 50 praias, cachoeiras, dezenas de trilhas e lagoas para desfrutar e descansar nas férias. Além disso tudo, a ilha da magia recebe diversas atrações famosas ao longo do ano e, como se já não fosse suficiente, é uma cidade universitária repleta de festas.


Graças a grande quantidade de atrações, vamos separá-las em tópicos para você entender porque vale a pena fazer uma viagem para Florianópolis com amigos. Mas, primeiro, deixa a gente te explicar qual a melhor época para a sua viagem, assim você não corre riscos de passar perrengue. 

Qual a melhor época para ir a Florianópolis?

Sem sombra de dúvidas, a melhor época para visitar Florianópolis é no verão. Afinal, os maiores atrativos da capital catarinense são as suas praias e belezas naturais. A temperatura média da estação fica em torno de 30 graus, proporcionando ótimos dias de praia e piscina. 

Além disso, é quando a maioria dos turistas e pessoas famosas decidem visitar a ilha. Ou seja, quanto mais pessoas, mais festas. Os bares ficam cheios, os aplicativos como Tinder bombam e fica até difícil escolher qual festa ir. 

Porém, nem tudo é perfeito. Por conta da quantidade de pessoas na ilha, o trânsito torna-se bastante estressante, até mesmo para quem está acostumado com filas e mais filas de carros. Portanto, se você pretende fugir desse tipo de incomodação, risque o verão das suas opções. Ou, ao menos, tente sair cedo de casa e voltar antes do sol se pôr, aumentando as chances de se livrar do engarrafamento.

Outra alternativa é aproveitar a primavera, que também conta com dias ensolarados. Os meses de outubro e novembro, por exemplo, não costumam ter tanta presença de turistas e o trânsito fica um pouco melhor. Além disso, é uma época que costuma chover menos do que no verão. 

E para os festeiros, mesmo fora do verão as festas continuam acontecendo, principalmente aquelas ligadas às universidades da ilha, como a UFSC, a Udesc e a Unisul. 

Por fim, se você gosta de passar um friozinho e aproveitar a natureza vestindo um bom casaco, o inverno de Florianópolis é o ideal. Existem hospedagens literalmente no meio da vegetação nativa da capital, onde você poderá apreciar um bom vinho no frio florianopolitano, que, geralmente, fica em torno dos 15 graus.

imagem de amigos em Florianópolis

Dicas de viagem para Florianópolis com amigos

Agora que você já sabe qual a melhor época para visitar Florianópolis, vamos ao ponto principal: o que fazer com os amigos na região! Bom, é impossível falar da ilha da magia sem falar de praias. Desse modo, começamos nossas dicas com uma lista de locais incríveis que você deve visitar na sua viagem para Florianópolis com amigos.

Hospedar-se ao norte da ilha, em bairros como Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses, é uma ótima opção para quem quer conhecer várias praias em poucos dias. Isso porque a distância entre a maioria das praias do norte gira em torno de 12 a 15 km, trajeto facilmente feito de carro entre rodovias.

Praias do norte de Florianópolis

O melhor de tudo é que na região norte de Florianópolis existem praias para todos os gostos. Para aqueles que gostam de águas mais calmas e um clima mais família, as praias da Daniela e do Forte são ideais. 

Porém, se a ideia é curtir praias com mares mais agitados, você pode optar pelos Ingleses e a Praia Brava. Essas costumam ser bastante movimentadas na alta temporada e com muita gente jovem, o que pode ser um ótimo ponto positivo para a sua viagem para Florianópolis com amigos.

imagem-praia-brava-florianopolis

Jurerê Internacional é perfeita para sua viagem para Florianópolis com amigos

Mas se você busca festa, muita festa mesmo, música e diversão na praia, você precisa de um hotel em Jurerê Internacional. O bairro fica lotado na alta temporada, com direito a pessoas famosas, shows de djs mundialmente conhecidos e baladas conceituadas. Impossível não se animar!


As maiores festas são realizadas na alta temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro. As principais acontecem nos beach clubs, como o P12, que tem na sua estrutura piscinas, bangalôs e jacuzzis. A casa costuma receber grandes shows, entre Mcs, duplas sertanejas e Djs. 

O Acqua Plage é outro exemplo bastante parecido com o P12, mas que costuma receber Djs mais voltados para a música eletrônica.

Porém, não são apenas os beach clubs que fazem sucesso em Jurerê. O complexo do Music Park também recebe centenas de atrações ao longo do ano, sendo dividido em diversos espaços, como é o caso do Terraza Park dedicado ao cenário eletrônico. 

Por outro lado, a Stage Music Park apresenta capacidade de público grande (entre 12 mil pessoas) e, por conta disso, recebe até shows de bandas internacionais como Guns’n’Roses, The Offspring, Kiss e Jack Johnson.

Jurerê Internacional não só conta com todas essas atrações, como também tem uma das praias mais bonitas da capital. Com um azul claro lindo, águas limpas e uma boa extensão de areia, a praia do norte de Florianópolis é uma das mais famosas da região.

No bairro você também encontra infraestrutura completa, como restaurantes, mercados, farmácias, bancos e ótimos hotéis em Jurerê Internacional. A Pousada dos Sonhos, por exemplo, fica à beira-mar da praia de Jurerê e próximo de bares e festas famosos, sendo ideal para você que vai viajar a Florianópolis com os amigos.

Praias do Sul de Florianópolis

Diferente das praias do norte, que contam com mar mais calmo e águas mais quentes, praias como o Campeche e a Armação oferecem banhos de mar bastante gelados. Além disso, é possível praticar esportes como o surf na praia do Campeche, graças às ondas que surgem ali.

Os bairros do sul de Florianópolis são menos badalados do que os do norte, principalmente por ali residirem moradores de famílias bastante antigas da ilha da magia. Sendo assim, são regiões mais tranquilas para a sua viagem para Florianópolis com amigos.

Isso jamais será um ponto negativo, visto que as belezas das praias do sul são igualmente incríveis. Podemos citar a praia do Campeche, do Pântano do Sul, Matadeiro, Açores e Armação como locais primordiais para o seu roteiro de praias em Florianópolis.

imagem da ilha do campeche em florianopolis

Cachoeiras em Florianópolis

Se a sua viagem para Florianópolis com amigos é uma experiência de contato íntimo com a natureza, você precisa conhecer as cachoeiras da ilha da magia. A trilha da Cachoeira da Costa da Lagoa é, sem dúvidas, um passeio essencial para quem gosta de caminhadas e natureza deslumbrante. 

A trilha dura em torno de 2 horas, dependendo do ritmo imposto. O caminho é repleto de beleza naturais, como pequenos córregos para se refrescar. Há pequenas casas em que os moradores locais vendem água e alguns lanches, caso você precise parar para descansar. Ou seja, vale a pena incluir o passeio no seu roteiro!

Outra cachoeira de visual incrível é a do Córrego Grande. Localizada no meio da cidade, próximo da UFSC, a região é um santuário de paz para fugir do dia a dia estressante de uma cidade grande.

A trilha é de fácil acesso, com poucos obstáculos e pode ser feita até mesmo por crianças, durando em torno de 20 minutos. A cachoeira é bastante visitada na primavera e no verão, então, caso queira privacidade, tente ir no início da manhã.

Outras opções de cachoeiras são: a da Praia da Solidão, a cachoeira do Sertão do Ribeirão e a cachoeira da Praia do Saquinho. Por fim, uma última dica: evite ir em dias de chuva ou posteriores a um grande volume de chuva. É comum o caminho ficar cheio de lama e com pedras bastante escorregadias.

Trilhas para sua viagem para Florianópolis com amigos

Algumas praias de Florianópolis ainda mantêm a natureza nativa da região, principalmente por estarem afastadas dos centros da cidade. É o caso de praias como Moçambique, Gravatá e Lagoinha do Leste. Além disso, o acesso é feito por meio de trilhas, o que por si só já afasta uma boa parte do público.

Mas se você não dispensa uma boa trilha, saiba que Florianópolis vai te proporcionar ótimas caminhadas. Uma das trilhas mais fáceis da ilha é a do Gravatá, localizada entre a Lagoa da Conceição e a Praia Mole. 

Para acessar a trilha do Gravatá, você deve seguir até o final da Avenida das Rendeiras em direção às praias Mole e Barra da Lagoa. Se você estiver de carro, é necessário estacionar por essa região, uma vez que não há estacionamento próximo à entrada da trilha.

Siga para a Rodovia Manoel de Menezes, até a altura do número 1640 mais ou menos. Você deve parar quando avistar uma subida bastante íngreme asfaltada mesmo. É ali o ponto de partida da trilha do Gravatá, que costuma ser sinalizada.

Em relação ao trajeto, ele pode ser considerado de fácil para moderada dificuldade. No caminho, você terá que passar por ambientes com pedras e muita terra, portanto, evite dias de chuva! O local fica muito escorregadio, podendo causar acidentes. De resto, leve protetor solar e repelentes para aproveitar as belezas da trilha. Aproveite para fazer uma pausa e admirar o mirante para a Praia Mole.

imagem mirante em florianópolis

Trilha da Lagoinha do Leste

Outro passeio único é a trilha da Lagoinha do Leste, sobretudo pelas incríveis paisagens que você encontra no caminho. Porém, já vai um alerta: essa é uma trilha mais pesada, que pode durar até 3 horas. Exige muito mais do físico do que a trilha do Gravatá. Sendo assim, esteja bastante preparado: leve água, roupas confortáveis, repelente, protetor solar e boné.

Para acessá-la, você deve se dirigir à praia do Pantâno do Sul ou do Matadeiro, já que ela conta com duas trilhas diferentes. Acessando através da primeira, você terá o caminho mais curto, entretanto ele é feito em mata fechada. Portanto, ele não terá tantos mirantes naturais e você pode acabar tendo problemas com insetos.

Já a trilha do Matadeiro é mais longa, em contrapartida oferece mirantes maravilhosos da paisagem. Dependendo do ritmo imposto na caminhada, o trajeto pode ser feito em até 3h. Aproveite para caminhar até o Morro da Coroa, no canto direito da praia. 

A subida até o mesmo é bastante cansativa, durando em torno de 1h. São 600m de muito esforço físico, pedras e terreno íngreme. Ou seja, esteja preparado para enfrentar o desafio! Por fim, escolha sempre fazer essas trilhas acompanhado. Assim, há menos chances de se perder e ficar sozinho. Logo, essa é uma ótima pedida para a sua viagem para Florianópolis com os amigos!

Beto Carrero

Para sua viagem para Florianópolis com os amigos ficar completa, que tal visitar o maior parque de diversões da América Latina? Apesar de ficar a 115 km de Florianópolis, vale muito a pena dar uma esticada até o Beto Carrero e curtir um dia incrível com os amigos. 

Além de brinquedos famosos como a montanha-russa invertida e a Big Tower, o parque também tem na sua estrutura um zoológico, teleférico, espetáculos teatrais e shows. Ou seja, a diversão é garantida no Beto Carrero!

Enfim, depois de tantas dicas, já dá até para imaginar dias super relaxantes nas praias de Florianópolis e depois momentos alucinantes no parque, não é mesmo? Isso sem contar o intenso contato com a natureza. 

E é com essa sensação que chegamos ao término das nossas dicas para a sua viagem a Florianópolis com amigos! Temos certeza de que você não se arrependerá da sua escolha. Aproveite também para saber mais sobre hospedagem em Jurerê e passeios na região. Entre em contato conosco caso tenha dúvidas, vamos adorar ajudar!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]