Veja os principais passeios de escuna em Florianópolis

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Veja os principais passeios de escuna em Florianópolis

Um passeio de escuna em Florianópolis é uma ótima opção de atividade para fazer na capital catarinense. Afinal, envolve natureza, diversão, sol e calor. Uma combinação perfeita para aproveitar o verão em Florianópolis, não é mesmo? Dessa maneira, confira nossas principais dicas de passeio de escuna em Florianópolis! 

Primeiramente, você precisa saber que a capital catarinense abriga todo tipo de praia: desertas, movimentadas, com dunas, com ondas calmas, com mar agitado e por aí vai. Sendo assim, montar o seu roteiro em Florianópolis é muito importante, para conseguir aproveitar ao máximo as praias. 


Não é para menos que essa forma de entretenimento é uma das mais famosas da região, e um dos atrativos turísticos mais incríveis é o imperdível passeio de escuna. Afinal, em todos os cantos da cidade — que integra a ilha principal, a parte continental e diversas outras ilhas — a principal atração é o mar.

Realizado por inúmeros turistas todos os anos, o passeio de escuna em Florianópolis é considerado por muitos o tour mais divertido! Mas, fique atento: existem praias de Florianópolis específicas que oferecem o passeio. Portanto, não ache que em qualquer praia será possível fazer o passeio de barco em Florianópolis. Então, fique atento às nossas dicas!

Como funciona o passeio de escuna em Florianópolis?

No município, existem diversas empresas que realizam o passeio a bordo de escunas, barcos e demais tipos de embarcações. Por isso, em primeiro lugar é preciso entrar em contato com a agência escolhida e se informar sobre roteiros, dias e horários disponíveis. Depois de verificar a melhor opção, faça a sua reserva para garantir a vaga na embarcação.

Em seguida, confira o horário de saída e embarque para dar início à aventura. Depois do check-in, basta aproveitar a jornada enquanto contempla as mais belas paisagens da ilha.

Passeio de escuna em Florianópolis

Principais passeios de escuna em Florianópolis

A maioria dos passeios de escuna em Florianópolis têm início pela manhã, entre 10h e 11h, e são realizados diariamente. Na baixa temporada, costumam acontecer mediante agendamento prévio, principalmente para grandes grupos de turistas.

Em geral, eles partem do trapiche da praia de Canasvieiras, localizada no norte da Ilha, entre a praia de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. Sem dúvida, é um dos pontos turísticos que mais valem a pena na viagem — é indispensável incluí-la no roteiro.

A praia de Canasvieiras é uma atração e tanto e não apenas para brasileiros. Você vai notar que, lá, o idioma espanhol é bastante comum, devido à presença de argentinos, paraguaios e uruguaios. Justamente pela sua fama e movimento, nas proximidades já é possível encontrar serviços como supermercados, caixas eletrônicos e muito mais.

Em relação aos passeios de escuna, os mais famosos são aqueles que contam com decoração pirata. Eles são perfeitos principalmente para famílias que contam com crianças ou até mesmo para a sua viagem com amigos a Florianópolis. O passeio é super divertido, uma vez que conta com animadores vestidos de personagens famosos, como o capitão Jack Sparrow.

Passeios de escuna em Canasvieiras

Para quem deseja fazer um passeio de escuna em Canasvieiras, é preciso se dirigir ao canto direito da praia, uma vez que o trapiche da região se encontra ali. É dele que partem todas as embarcações rumo aos passeios nas ilhas e praias ao redor de Canasvieiras.

Você pode contratar os serviços na hora ou já deixar agendado anteriormente. Basta apenas entrar em contato com as agências especializadas que, inclusive, contam com unidades presenciais no próprio bairro.

Nos passeios de escuna, você pode desfrutar de um banho de mar próximo à Ilha do Francês. Além disso, irá descobrir as histórias das Fortalezas que protegiam Florianópolis dos invasores, como é o caso da Fortaleza São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim.


A última trata-se da maior e mais importante construção portuguesa durante a Era Colonial, no sul do Brasil. Sua gestão é de responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde a década de 1970. O forte faz parte do sistema triangular de defesa da Baía Norte, responsável pela proteção do estado contra ataques estrangeiros nos séculos XVIII e XIX. Junto a ele, tem as Fortalezas de Santo Antônio de Ratones e a de São José da Ponta Grossa. 

Outra dica interessante é que, durante o passeio, também é possível contemplar a vista panorâmica das praias da Daniela, Jurerê e Forte.

Quanto custa passeio de escuna em Florianópolis

Por fim, a excursão tem duração média de 5 horas e os passeios de escuna em Florianópolis costumam custar em torno dos R$ 125. Esse valor pode variar levando em consideração a época do ano, sendo o verão a estação mais cara de todas. 

Baía dos Golfinhos e Canasvieiras

Além disso, o passeio permite visualizar a Baía dos Golfinhos e toda a área de preservação ambiental. Apesar da intensa movimentação na praia, os mamíferos são presença constante no local. Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, constatou que os botos-cinza (espécie de golfinho comum na região) costumam permanecer até a morte no lugar onde nasceram.

Ainda, antes de retornar para Canasvieiras, a embarcação realiza duas paradas, sendo uma para o almoço e outra para banho na Ilha do Francês. Este é um dos pontos mais esperados durante o passeio, porque é nessa parte em que os turistas são liberados para banho, já que a maré costuma ser baixa (desde que as condições climáticas favoreçam).

É comum, ainda, a prática de stand up paddle e mergulho na Ilha do Francês, cujo nome faz referência à sua história. Ela não é pública e seu primeiro dono era um francês. Na região, conta-se que ele foi um veterano de guerra e pertenceu ao exército de Napoleão Bonaparte. Anteriormente, ela se chamava Ilha de São Francisco de Paula, que é o padroeiro de Canasvieiras. Hoje, o lugar pertence a uma família argentina.

Passeio de barco para a Ilha do Campeche

Um dos passeios de escuna mais famosos em Florianópolis é, sem dúvidas, a travessia para a Ilha do Campeche. O local é, inclusive, considerado o Caribe catarinense, justamente pelo tom cristalino de sua maré. Não é à toa que ela é administrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, que, aliás, é responsável pela fiscalização das atividades no local.

É o Iphan que limita a visitação em 700 pessoas, por dia, ou seja, na alta temporada, é preciso se programar com antecedência para não correr o risco de perder a visita. Lá, é possível fazer trilhas, inclusive subaquáticas, com guias experientes na prática. O passeio de escuna em Florianópolis que passa pela ilha sai de Barra da Lagoa e também visita outras praias, como Galheta, Joaquina e praia Mole.

Já saindo de Canasvieiras, o trajeto passa por alguns dos principais cartões-postais de Florianópolis, de onde o turista tem o privilégio de apreciar uma vista panorâmica incrível das belas praias de Jurerê, Jurerê Internacional, Canajurê, Daniela e Praia do Forte.

Por que vale a pena fazer um passeio de escuna em Florianópolis?

Conhecer um pouco da ilha, desvendar a cultura açoriana ou aproveitar a qualidade de vida de Florianópolis: razões não faltam para embasar a decisão de fazer um passeio de escuna pela região. Confira outros motivos para embarcar nessa jornada.

Diversão para toda a família

Esse tipo de entretenimento é uma ótima opção para as famílias que buscam unir turismo de aventura e contato com a natureza, por isso, são atrações recomendadas para pessoas de todas as idades.

Possibilidade de conhecer diversas praias de Florianópolis

A viagem permite que o visitante conheça as melhores praias de Florianópolis em um único passeio, já que o percurso contempla diversos pontos turísticos. Além disso, a apreciação de belas paisagens transforma o passeio em um daqueles programas obrigatórios.

Roteiro cultural e histórico

Além das praias, ilhas e enseadas, as embarcações passam por destinos tradicionais e históricos, como a Ilha de Anhatomirim e o Forte de São José da Ponta Grossa. Ou seja, mais que uma opção de lazer, a incursão é um entretenimento cultural.

Como você pôde ver, trata-se de um dos atrativos turísticos preferidos dos visitantes. Seja pela possibilidade de ver os golfinhos, pela ausência de trânsito ou apenas pela diversão, passear de barco pela Ilha da Magia é uma experiência inesquecível, independente da época do ano.

Agora, já sabe! Na próxima visita a Santa Catarina, é indispensável reservar um espaço na programação da viagem para um passeio de escuna em Florianópolis. Além dos atrativos já apresentados, é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a região, fugindo do roteiro tradicional da capital.

Que tal ter acesso a outras dicas de excursão como essa e mais opções de lazer por Floripa? É só assinar nossa newsletter e acompanhar nosso conteúdo em seu e-mail!

2 comentários em “Veja os principais passeios de escuna em Florianópolis”

  1. Meu sonho é ir morar em Santa Catarina, ter tudo isto a minha disposição é tudo que quero.

    Responder

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]