Confira 5 dicas para organizar um casamento na pandemia

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Confira 5 dicas para organizar um casamento na pandemia

Em 2020, muitos planos foram adiados por conta do coronavírus. Mas agora chegou a hora de colocar seus sonhos de casar em prática! Existem diversas maneiras de fazer um casamento na pandemia que não perdem em nada em relação aos casamentos tradicionais. 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que um casamento na pandemia não poderá ser gigante. Ou seja, a lei aqui é reduzir o número de convidados. Além disso, será preciso disponibilizar álcool em gel e respeitar regras sanitárias.


Outro ponto que você deve levar em conta é que alguns convidados podem não se sentir confortáveis em uma festa. Assim, não se ofenda quando um parente ou amigo recusar o convite.

Intimidade é a palavra para um casamento na pandemia

Uma boa maneira de começar a planejar seu casamento na pandemia é mudar as perspectivas. Ver o lado positivo das coisas pode criar boas ideias para se comemorar em um momento complicado. Em 2021, você pode construir uma cerimônia muito mais íntima por conta do limite de convidados.

E por que esse ponto pode ser algo positivo? Muitos casamentos acabam exigindo bastante dos noivos. Cada parte da família exige atenção, os noivos precisam estar atentos ao buffet. Sem contar o nervosismo dos noivos em checar se os convidados estão se divertindo.

Ou seja, quanto mais convidados, mais nervosos os noivos podem ficar. Logo, ao final da festa é comum ver o casal bem cansado. Alguns chegam a relatar que sequer conseguiram se alimentar direito por conta da correria.

Assim, casando de maneira mais íntima, o casal pode desfrutar mais tempo da presença do outro e de pessoas mais próximas. Para ajudar na construção do seu sonho, listamos 5 dicas para você realizar o seu casamento na pandemia.

imagem de casamento na pandemia

1) Casamento na praia

Casar na praia, no contexto de uma pandemia, tem algumas vantagens: o distanciamento e o ar livre. Conseguir manter o distanciamento entre os convidados é fundamental para um casamento na pandemia. Dessa maneira, você pode optar por cadeiras ou bancos mais espaçados na faixa de areia. Além disso, a circulação de ar é facilmente garantida pela brisa da praia.

E, se já não bastasse, casar na praia é uma das opções mais charmosas e intimistas que existem. Mas, cuidado: é preciso organizar com bastante inteligência um casamento na praia.

Você precisará pesquisar a média de chuva na praia escolhida, por exemplo. Afinal você não vai querer casar no meio de uma tempestade, certo? Além disso, é importante checar se a areia é confortável ou daquelas que machucam os pés.

Também será necessário contratar uma boa equipe de fotografia de casamento, bem como uma equipe de som preparada para divertir os convidados.

Outro ponto a ser levado em consideração é o espaço que você conseguirá fechar para seus convidados. Certifique-se de que poderá cercar a área ou contrate alguma empresa responsável por esse procedimento.

Existe também a possibilidade de um mini wedding na praia. Como o nome diz, essa cerimônia é uma versão mais minimalista da tradicional. Geralmente, cerimônias desse tipo contam apenas com parentes próximos e poucos amigos.

Casamento na Pousada dos Sonhos

Na Pousada dos Sonhos, você pode realizar o seu casamento na pandemia sem dificuldades. E em um ambiente perfeito: de frente para o mar de Jurerê, em Florianópolis. Localizado em uma das praias mais bonitas da ilha, o espaço oferece diversas comodidades. Como, por exemplo: gastronomia, mesas para buffet, além de espaço para a cerimônia, recepção e festa.

Para melhorar a experiência do seu casamento em Jurerê, a Pousada dos Sonhos oferece descontos especiais na hospedagem dos convidados. Além de ter o casamento em uma belíssima praia, você e seus convidados também poderão aproveitar as praias vizinhas de Jurerê.

2) Elopement Wedding

No Elopement Wedding, os noivos viajam para outra cidade e casam sem a presença de convidados. É uma mistura de viagem dos sonhos com um casamento inesquecível.

Como dissemos, reduzir o número de convidados é lei para casar na pandemia. Assim, o Elopement Wedding é perfeito para a ocasião. Além disso, você pode optar por um casamento intimista na praia, é só utilizar as dicas que já falamos acima.

Para esse tipo de casamento, o divertido é não avisar as pessoas. Contar a novidade e assistir a surpresa de amigos e parentes faz parte da experiência. O Elopement Wedding pode ocorrer em diversos locais: casas, pousadas, hotéis, na praia, entre outros. Enfim, a criatividade pode falar mais alto aqui, afinal você só precisa agradar a si e seu/sua companheira (o).

imagem de casamento elopement wedding na praia

3) Casamentos em sequência

Para evitar aglomerações, muitos casais estão optando pelos casamentos em sequência. Nesse sentido, são oferecidas várias mini celebrações com poucos convidados. Cada cerimônia deve estar espaçada por um período de tempo para que não haja transmissão do vírus de uma festa para outra. O período deve ser de aproximadamente 15 dias.

Aqui, a ideia é multiplicar as experiências de um casamento intimista. Em uma cerimônia você pode optar por convidar os parentes próximos da noiva. Na festa seguinte, é a vez dos parentes do noivo. Depois, pode ser a vez dos amigos da noiva, e assim em diante.

O divertido é que você pode escolher várias temáticas de casamento. Um pode ser na praia, o outro no campo. Não há limite para o número de celebrações. Porém, é preciso sempre estar atento às medidas de segurança contra o coronavírus. Vamos falar delas no próximo item.

4) Medidas de saúde para um casamento na pandemia

É importante deixar claro para os seus convidados quais são as medidas de segurança contra o coronavírus. Uma maneira de informá-los é através do convite. Neles você pode inserir informações como:

  1. O uso obrigatório de máscaras;
  2. A necessidade de usar álcool em gel com frequência;
  3. Respeitar as marcações de distanciamento (não juntar as mesas e cadeiras, por exemplo).

Dependendo do seu orçamento, você pode pedir para que seus convidados realizem o teste do coronavírus. Sempre existe a possibilidade de um falso negativo, por isso é importante manter as medidas de segurança.

Talvez pareça chato alertar os seus convidados, mas é uma boa medida para evitar problemas na cerimônia. Além do mais, você pode incentivar os convidados a seguirem as medidas de segurança dessa maneira:

  1. Confeccione máscaras personalizadas para o casamento;
  2. Distribua álcool em gel em embalagens com fotos divertidas do casal;
  3. Crie punições: se alguém desrespeitar uma regra, deve pagar uma quantia de dinheiro aos noivos ou pagar uma prenda.
imagem de noiva casando na pandemia de mascara

5) Transmissão via streaming para um casamento na pandemia

Quer algo mais característico pós-pandemia de 2021? As transmissões via streaming estiveram presentes em vários casamentos na pandemia. Com o uso de tecnologias como Zoom e Twitch, vários convidados puderam acompanhar as cerimônias. E o melhor de tudo: sem risco de contrair coronavírus.

A ideia aqui é que o casamento seja feito em um local com boa estrutura de internet. Você não vai querer que a transmissão caia no meio do “Sim”, não é mesmo? Além disso, você vai precisar usar equipamentos bons de filmagem para uma ótima transmissão. 

Para chamar os convidados, o divertido é criar um Save the date digital. Nesse sentido, você pode enviar em grupos de Whatsapp ou por e-mail, dependendo da formalidade. Use fotos divertidas do casal para o convite e brinque com a ideia do casamento online.

Para ser criativo, você pode colocar no convite elementos como uma webcam, uma câmera, uma foto do casal de pijamas. Esses são exemplos simples, mas que vão divertir os seus convidados!

Essas foram nossas 5 dicas para organizar o seu casamento na pandemia. Lembre-se de que no final de cada escolha, o gosto pessoal do casal deve prevalecer. Mas não deixe de lado as medidas de segurança, você pode salvar vidas!

Por fim, se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar a construir seu sonho em um momento tão atípico.

3 comentários em “Confira 5 dicas para organizar um casamento na pandemia”

  1. Olá, me chamo Ingrid e estamos com planos de nos casar na pandemia.

    Viemos buscar dicas de como realizar esse sonho tomando o máximo de cuidado sem colocar ninguém em risco. E amamos a dica 5 do casamento via transmissão streaming. poderiam nos ajudar nessa tarefa?

    Responder
    • Olá Ingrid, que bom que gostou de nossas dicas 🙂

      Em relação à esse serviço de streaming, você deve procurar por um profissional especialista nessa área e que atenda a sua região.

      Nossa dica é justamente fazer uma busca no Google por esse serviço, falar diretamente com sua Cerimonialista ou então pesquisar em algum site/portal de fornecedores.

      Responder

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]