Praias calmas em Florianópolis: as 4 melhores para aproveitar

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Praias calmas em Florianópolis: as 4 melhores para aproveitar

Não vão faltar praias calmas em Florianópolis para você adicionar ao seu roteiro de viagem. A capital catarinense é conhecida pelas suas belezas naturais e consegue agregar em seu espaço geográfico dezenas de praias com características diferentes. Sendo assim, é um ótimo destino para quem busca experiências diversas, além de, claro, muito contato com a natureza, festas e gastronomia impecável. Algumas das praias calmas em Florianópolis são, inclusive, listadas como umas das melhores do país.

Com tantas opções, elas agradam a todo tipo de público, tanto quem gosta de mar mais agitado para surfar e curtir com a galera, tanto quem procura por um ambiente mais tranquilo, para aproveitar com a família. Neste post, nós selecionamos as melhores praias em Florianópolis com mar calmo para quem pretende relaxar nas férias, seja em um passeio romântico, seja em um momento com as crianças. Acompanhe!


Praia de Jurerê: uma das melhores praias calmas em Florianópolis

Quem nunca ouviu falar da praia de Jurerê, não é mesmo? Famosa por todos os cantos do Brasil, a praia é uma das mais visitadas pelos turistas que vão a Florianópolis. Mas não é só pelos turistas que ela é querida! Aos moradores de Florianópolis que gostam de um mar calmo, a praia de Jurerê acaba sendo um prato cheio. Afinal, um mar calmo, uma praia limpa e uma natureza de tirar o fôlego é tudo o que uma pessoa precisa nos seus dias de descanso. E isso tudo é facilmente encontrado em Jurerê.

Quem está procurando praias calmas em Florianópolis não pode deixar de conhecer Jurerê ou Jurerê Internacional — que acabam sendo a mesma praia, mas com características diferentes, principalmente ligadas às festas que ocorrem na parte conhecida como Internacional e o seu processo de urbanização.

Diferenças à parte, você pode (e deve) aproveitar o mar de Jurerê para dar um mergulho relaxante. A água cristalina rende ótimas fotos para atualizar as suas redes sociais e guardar de recordação esse momento tão incrível. Na praia de Jurerê também é possível praticar atividades esportivas como o stand up paddle, dependendo da maré, ou brincar na areia com a família.

Para completar o passeio, ainda existem ótimos restaurantes em Jurerê, agradando a maioria dos turistas que visitam a região. Você pode aproveitar para experimentar o forte da gastronomia florianopolitana: os frutos do mar. Também é possível passear a pé pelo bairro, conhecer o Jurerê Open Shopping, tomar um café nas diversas cafeterias do local e ainda curtir alguma festa em Jurerê Internacional.

Hospedagem em Jurerê

Aliás, se você está em busca de uma hospedagem em Jurerê, temos uma perfeita esperando por você. A nossa Pousada dos Sonhos está localizada bem na frente do mar, com quartos amplos, hidromassagem e serviço excelente para você se apaixonar pela ilha de Florianópolis. Confira nossa disponibilidade da nossa pousada em Jurerê.

imagem-praia-de-jurere-florianopolis-sc
Imagem da Praia de Jurerê.

Praia de Naufragados

A praia de Naufragados é a última ao sul da ilha de Florianópolis, portanto, é distante do centro da cidade e dos bairros onde realmente os turistas se acomodam. Para se ter uma noção, a região fica a cerca de 30km do centro da cidade. Transformando isso em tempo, dá aproximadamente 1 hora de transporte. Ou seja, é uma distância bem boa para ser percorrida, o que já transforma o lugar em uma das praias mais calmas de Florianópolis.

Além disso, não dá para chegar na praia de Naufragados de carro — o acesso é feito apenas de barco ou por uma trilha, que dura cerca de uma hora. Por isso, o local é pouco movimentado e não tem muita infraestrutura para visitantes, o que o torna ideal para quem quer passar o dia em um lugar tranquilo, só aproveitando a natureza.

Em relação à trilha, você também pode ficar tranquilo, afinal ela é classificada como de nível fácil a médio. Portanto, é possível realizar o trajeto com crianças, por exemplo. O caminho todo é cortado por um pequeno riacho, onde você pode fazer pequenas pausas para relaxar e refrescar o corpo. Lembre-se também de usar roupas e calçados adequados, além de lanches e água para o percurso de ida e volta.

A praia em si oferece opções para toda a família: enquanto as crianças brincam na faixa de 750 metros de areia, os adultos podem aproveitar os petiscos típicos servidos nos poucos bares do local. Já o banho de mar vai agradar a todos — as águas são tranquilas e perfeitas para se refrescar nos dias quentes.

imagem-praia-de-naufragados-florianopolis-sc
Imagem da Praia de Naufragados.

Praias calmas em Florianópolis: Praia da Cachoeira do Bom Jesus

Voltando às praias do norte de Florianópolis, temos a praia da Cachoeira do Bom Jesus, que não pode ficar de fora da lista de praias calmas em Florianópolis. Com águas claras e cristalinas, o local tem uma extensa faixa de areia, que faz a alegria dos pequenos que gostam de brincar de construir castelos.

Além disso, conta com águas que favorecem a prática de alguns esportes, como o stand up paddle. Na alta temporada, é possível alugar equipamentos para diversas atividades náuticas. A praia da Cachoeira do Bom Jesus também tem boa estrutura, com bares e restaurantes que servem pratos típicos, mas que também oferecem opções variadas de alimentação — por lá, você encontra restaurantes japoneses, pizzarias e casas de frutos do mar, por exemplo.

Para quem gosta de fazer compras, a região também é uma boa opção, já que tem o comércio bem desenvolvido e conta com diversas lojas. Por fim, você também pode visitar outras praias próximas, como é o caso da praia de Canasvieiras, bem como a dos Ingleses e a praia do Santinho, essas um pouco mais distantes.


imagem-praia-da-cachoeira-do-bom-jesus-florianopolis-sc
Imagem da Praia da Cachoeira do Bom Jesus.

Praia tranquila em Florianópolis: praia da Daniela

Também no norte de Florianópolis, a praia da Daniela tem uma vista imperdível do mangue e da parte continental da cidade. É perfeita para quem quer relaxar, tomar um banho de sol e dar um mergulho em águas calmas e mornas.

Por também ser muito segura, ela é ideal para quem viaja com crianças. Sendo assim, dá para curtir o dia e deixar os pequenos à vontade sem maiores preocupações. É comum que alguns moradores de Florianópolis chamem o mar da Daniela de piscina, por ser um dos mais calmos da capital catarinense. Ou seja, a praia também é ideal para que não sabe nadar ou tem medo do mar.

O bairro é bem estruturado, oferecendo serviços como bares, restaurantes, mercados e farmácias. Dessa maneira, você pode transitar tranquilamente pelo local e, caso sinta fome, parar em um desses estabelecimentos. O preço é o mesmo que praticado nas outras praias de Florianópolis.

Por fim, a praia da Daniela é vizinha de Jurerê, então você pode aproveitar o mesmo dia e conhecer ambas. A gente tem certeza que você vai se apaixonar pela tranquilidade e a natureza ao redor dessa região.

imagem-praia-da-daniela-florianopolis-sc
Imagem da Praia da Daniela.

Você já viu que não faltam opções de praias calmas em Florianópolis, não é mesmo? Para ter uma viagem ainda mais tranquila, não deixe de planejar tudo com antecedência — monte um roteiro, faça reservas antecipadas e procure um lugar confortável, seguro e bem localizado para se hospedar. E caso tenha ficado com alguma dúvida em relação às praias calmas de Florianópolis, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]