Pousada dos Sonhos e o selo Carbon Free

Nem só de paisagens deslumbrantes, estruturas espetaculares e ambientes acolhedores vive a Pousada dos Sonhos, localizada em Santa Catarina.

O local também atua na consciência ambiental, em relação à Mata Atlântica, numa parceria com a Iniciativa Verde, organização que contribui na melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar, além de promover o selo Carbon Free, que funciona, por sua vez, como um compensador do aquecimento global.


A Pousada dos Sonhos levanta a bandeira da consciência ambiental com muito louvor, sendo reconhecida como o primeiro meio de hospedagem do estado de Santa Catarina a adquirir o Selo Carbon Free.

Todos os anos, a pousada desenvolve ações, por meio do projeto da Iniciativa Verde, que visam compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com o plantio de árvores nativas em diferentes regiões do país, ação que tem por objetivo a recomposição da Mata Atlântica.

Com um currículo de mais de 20 anos no mercado, prezando pela qualidade nos serviços e pelo carinho no atendimento ao público, a Pousada dos Sonhos já desenvolveu quatro iniciativas em prol da Mata Atlântica, o que fizeram com que o selo Carbon Free fosse conquistado.

A comodidade, a tranquilidade, o lazer, o conforto, a excelência nos serviços e o visual paradisíaco, atrativos fornecidos pela Pousada dos Sonhos, ficam em segundo plano diante do apreço, do carinho e do amor que os representantes da empresa sentem pela natureza.

Selo Carbon Free

Toda e qualquer atividade humana, como produtos, serviços e construções, emitem certa quantidade de gases que, direta ou indiretamente, agravam o aquecimento global, processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra, e que afeta grande parte do território mundial.

Foi pensando nesta questão, que infelizmente está inerente ao processo do ramo industrial, que a Iniciativa Verde estabeleceu um projeto pioneiro e que causa elogios em diferentes áreas do setor ambiental.

A organização firma parcerias com empresas que desejam obter, por meio da consciência ambiental, o Selo Carbon Free.

O ato de compensar a emissão dos gases se dá pelo plantio de árvores nativas de um bioma rico em biodiversidade na Mata Atlântica.

As empresas que desejam participar do programa devem enviar um relatório à Iniciativa Verde, descrevendo as operações a serem recompensadas. Com o relatório em mãos, a organização prepara uma proposta que contemple os desejos da empresa que, por sua vez, executa e monitora o evento do restauro florestal.

A Pousada dos Sonhos se orgulha de participar do projeto. Já foram quatro áreas reflorestadas e a parceria tem ares de duradora.

Áreas de plantio

Confira quais foram as quatro áreas contempladas pela consciência ambiental da Pousada dos Sonhos, o que acabaram gerando quatro certificados na Iniciativa Verde.

•    Palotina (PR) – 2010
Foram plantadas 228 árvores na Fazenda Leonildo Hachmann, área considerada como prioritária pelo Governo do Paraná.


•    Formosa do Oeste (PR) – 2011
Foram plantadas 352 árvores nativas na região, localizada no Corredor Ecológico do Rio Piquiri.

•    Araras (SP) – 2012
Foram plantadas 280 árvores, o que permitirá a diversificação da produção na região.

•    Campina Grande do Sul (PR) – 2013
Foram plantadas 375 árvores. O objetivo foi transformar uma área degradada pelo cultivo de Pinnus.

Paulo Teixeira Pavão

Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Recent Posts

Conheça 6 lugares para jantar em Florianópolis

Crie seu roteiro de viagem para Florianópolis com nossas dicas de restaurantes para jantar na…

1 semana ago

Roteiro de viagem para Florianópolis: principais dicas

Confira as principais dicas da Pousada dos Sonhos para você montar o seu roteiro de…

1 semana ago

Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?

Descubra as principais diferenças entre as praias de Jurerê e Jurerê Internacional As praias de…

4 semanas ago

Feriado de Páscoa em Florianópolis: como aproveitar?

Enquanto muita gente está se preparando para curtir os dias de folia no Carnaval, outras…

1 mês ago

Conheça as 5 melhores pousadas em Jurerê

Reservar uma pousada em Jurerê pode ser uma ótima opção para você que quer conhecer…

2 meses ago

Alargamento da praia de Jurerê: tudo o que você precisa saber

Veja como está a obra de alargamento da praia de Jurerê, em Florianópolis.

3 meses ago