Ostras em Florianópolis, uma iguaria cheia de história

Saborear ostras é uma tradição na Ilha de Santa Catarina de longa data. A descoberta de restos de conchas em sambaquis comprova que muito antes da era de Cristo já se consumia este molusco por aqui.

Além de agradar o paladar do homem branco, os índios carijós também foram grandes apreciadores desta iguaria.


Existem testemunhos de padres jesuítas que comprovam que os índios consumiam uma quantidade considerável de peixes e moluscos em sua alimentação diária. Muitos foram aqueles que certificaram que ostra é coisa de ilhéu.

Este hábito saudável atravessou séculos e continua presente nos habitantes, e cada vez mais presente nos visitantes de Florianópolis.

Chegar ao atual estágio de produção não foi fácil. A pequena produção de ostras nativas não atendia a demanda em escala para comercializar o produto.

Somente com a chegada ao Brasil em meados de 1970 da ostra do Pacifico que a ostreicultura começou a ter uma importância comercial.

Esse tipo de ostra, que também é conhecido como ostra japonesa, foi introduzido em Santa Catarina pela UFSC com o intuito de propiciar uma alternativa à pesca artesanal. Logo, a produção de ostras ajudou na continuidade de uma das mais antigas profissões de Florianópolis, a do pescador.

Hoje a cadeia produtiva da ostra se profissionalizou, gerando emprego, renda e negócios para muitos. Contanto com uma logística apurada, é possível degustar o produto fresco em restaurantes de todo o Brasil.

Caso você tenha ficado com vontade de degustar este maravilhoso molusco e conhecer um pouco mais sobre seu cultivo, a Tekoá Brasil – Turismo Sustentável (www.tekoabrasil.cominfo@tekoabrasil.com) oferece uma ‘Vivência com maricultoras no Ribeirão da Ilha’. Ou então, visite um dos muitos restaurantes na cidade que oferecem ostras gratinadas, ao bafo ou natural.

Procure no norte da ilha a praia de Santo Antônio de Lisboa ou do Sambaqui. No próprio restaurante da Pousada dos Sonhos é possível saborear ostras gratinadas com uma vista deslumbrante do mar de Jurerê.

Caso seu passeio passe pelo sul da Ilha de Santa Catarina, a praia do Ribeirão da Ilha é o lugar ideal para agradar o paladar com uma vista deslumbrante da baia em restaurantes como o Ostradamus, o Umas e Ostras ou o Rancho Açoriano.

Agora é só escolher seu roteiro e se deliciar com a cultura e os sabores da Ilha de Florianópolis.

Post by Tekoa Brasil


Paulo Teixeira Pavão

Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Recent Posts

Conheça 6 lugares para jantar em Florianópolis

Crie seu roteiro de viagem para Florianópolis com nossas dicas de restaurantes para jantar na…

2 semanas ago

Roteiro de viagem para Florianópolis: principais dicas

Confira as principais dicas da Pousada dos Sonhos para você montar o seu roteiro de…

2 semanas ago

Quais as diferenças entre Jurerê e Jurerê Internacional?

Descubra as principais diferenças entre as praias de Jurerê e Jurerê Internacional As praias de…

4 semanas ago

Feriado de Páscoa em Florianópolis: como aproveitar?

Enquanto muita gente está se preparando para curtir os dias de folia no Carnaval, outras…

1 mês ago

Conheça as 5 melhores pousadas em Jurerê

Reservar uma pousada em Jurerê pode ser uma ótima opção para você que quer conhecer…

2 meses ago

Alargamento da praia de Jurerê: tudo o que você precisa saber

Veja como está a obra de alargamento da praia de Jurerê, em Florianópolis.

3 meses ago