O que fazer em Florianópolis? Turismo de aventura!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » O que fazer em Florianópolis? Turismo de aventura!

O turismo de aventura é uma ótima opção para quem quer sair da rotina e viver novas experiências.

E Florianópolis, capital de Santa Catarina, é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja estar em contato com a natureza sem abrir mão do conforto de uma cidade com infraestrutura e boas opções de hospedagem.


Em Floripa, é possível fazer diversos passeios em meio à mata, em lindas praias ou até mesmo em cenários urbanos, sempre com paisagens deslumbrantes.

Você com certeza vai voltar para casa com ótimas recordações e lindas fotos.

Para renovar suas energias fazendo turismo de aventura, confira a lista que preparamos com 7 programas inesquecíveis e comece a fazer as malas!

Rapel

Atividade muito conhecida pelos aventureiros, o rapel consiste em descer paredões de rochas, cachoeiras ou até estruturas urbanas, como prédios e viadutos, sempre preso a um equipamento de segurança.

A descida é feita aos poucos, respeitando os obstáculos do caminho e o ritmo de cada pessoa. Abaixo, veja as principais opções de locais para fazer rapel em Florianópolis!

Cachoeira da Ressurreição

Ótima pedida para quem curte turismo de aventura, a Cachoeira da Ressurreição fica no município de Águas Mornas, na grande Florianópolis.

Para chegar lá, leva-se cerca de uma hora de estrada, para quem vai de carro. A descida tem 35 metros e pode ser feita por iniciantes.

Além da satisfação pela prática da atividade, quem chega na parte de baixo pode aproveitar um delicioso banho no poço da cachoeira.

Morro dos Ingleses

Também indicada para iniciantes, a descida do Morro dos Ingleses tem cerca de 20 metros e, para chegar lá, é necessário fazer uma pequena escalada de 10 metros.

Quem pratica rapel no local consegue apreciar a vista para a Praia do Santinho e as ilhas das Aranhas.

Rafting

Praticado em grupo, o rafting é uma ótima opção de atividade para quem viaja em família ou com amigos — mas quem vai sozinho pode se juntar a outros aventureiros no local.

A atividade consiste em descer um rio, geralmente com correnteza, dentro de um bote com remos.


O estado de Santa Catarina é conhecido por ter os melhores pontos do país para a prática do esporte.

Um dos locais mais visitados é a Serra do Parque do Tabuleiro, no município de Santo Amaro da Imperatriz, na grande Florianópolis. São 14 corredeiras com até 40 metros de desnível e cinco quilômetros de extensão.

Para praticar, não é necessário ter experiência. Existem vários graus de dificuldade e cada pessoa pode escolher o tamanho da aventura que vai encarar.

Surf

O litoral catarinense é muito procurado por surfistas. Florianópolis, em especial, recebe muitos turistas brasileiros e estrangeiros ao longo do ano.

A cidade tem ondas para todos os tipos de atletas, desde os mais experientes até quem está começando. Veja quais são as praias mais procuradas para a prática do surf!

imagem-surf-florianopolis

Região Norte

No norte da ilha, existem três praias que são indicadas para surfistas: Santinho, Brava e Ingleses. A primeira é conhecida como a melhor da região por ter as maiores ondas.

A segunda é uma das mais cheias — recebe muitos turistas argentinos na alta estação e costuma ter sempre muitos surfistas na água. Já a Praia dos Ingleses tem o formato parecido com o de uma baía, por isso as ondas são mais leves e indicadas para quem não tem tanta experiência.

Região Leste

A Praia do Moçambique está dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho e tem uma linda paisagem.

Por ser muito extensa, com uma faixa de areia de mais de 12 quilômetros, não costuma ter uma concentração muito grande de surfistas no mesmo ponto.

Já a Praia da Galheta é ideal para quem gosta de pegar tubos. Na região leste também fica a famosa Praia Mole, uma das mais conhecidas da cidade, onde as ondas são garantidas.

Região Sul

A Praia do Matadeiro tem o acesso um pouco difícil, mas a qualidade das ondas compensa o esforço.

Assim como ela, a Praia da Lagoinha do Leste também não tem acesso fácil, mas é conhecida por ser um local deserto, onde é possível aproveitar as ondas sem muitos outros surfistas em volta.

A Praia de Naufragados, também no sul da ilha, tem as ondas mais pesadas de Florianópolis e não é indicada para quem não tem experiência.

Mergulho

Além do surf, quem curte fazer turismo de aventura no mar também pode praticar mergulho e conhecer as belezas naturais do litoral catarinense.

Em Florianópolis, existem alguns pontos indicados para a prática. Confira!

imagem-mergulho-florianopolis

Ilha do Xavier

Na costa leste de Florianópolis, encontra-se essa pequena ilha, quase em frente à Praia Mole. A profundidade do local chega a 18 metros.

Durante o mergulho, é possível avistar muitos peixes. Nas proximidades, também há duas ilhotas com grandes paredões de pedra. Os passeios saem da Barra da Lagoa, durante todo o ano.

Naufrágio da Praia dos Ingleses

A 100 metros da costa da Praia do Ingleses, podemos avistar um barco pesqueiro naufragado desde o século 17.

Ao mergulhar até sete metros de profundidade, dá para ver uma grande quantidade de peixes e ouriços que vivem em volta da embarcação.

Além da visão interessante, o naufrágio é um bom local para quem está começando na atividade.

Ilha das Aranhas

Quem mergulha nessas duas ilhas encontra costões rochosos e paredes íngremes, além de fendas que proporcionam visões incríveis.

A profundidade no local chega a 30 metros, mas também existem pontos mais rasos para quem não tem tanta experiência.

Trilhas

Para quem gosta de caminhar e apreciar a mata virgem, Florianópolis também é uma boa pedida. Há trilhas para todos os gostos — mais leves ou mais difíceis, com banho de rio ou de mar, com caminhos longos ou mais curtos.

Se você prefere praia, os destaques são Lagoinha do Leste, Naufragados e Trilha das Piscinas Naturais.

Se o clima for de mata fechada e banho de cachoeira, o Rio do Boi e o Caminho da Gurita são imperdíveis.

Parapente

Já pensou em ver as trilhas e as praias lá de cima? É isso o que acontece com quem escolhe o parapente como opção de passeio.

O voo panorâmico é sempre feito em dupla, na maioria das vezes junto com um instrutor, mas não é necessário ter experiência para voar.

O voo é um programa emocionante e tem vista para as melhores paisagens da cidade.

Dá para praticar a atividade em quase todas as praias da ilha, mas os locais mais indicados são o Morro da Lagoa, o Morro da Praia Mole e o Santo Antônio da Imperatriz.

Paraquedas

Para os mais corajosos, a queda livre seguida de voo de paraquedas é uma experiência inesquecível.

Quem nunca praticou o esporte não precisa desanimar — dá para saltar acompanhado de um instrutor que se encarrega de todo o trabalho. Aí, é só aproveitar a linda vista das praias, matas e dunas.

O local mais indicado para saltar de paraquedas é a cidade de Imbituba, a 70 quilômetros da capital catarinense, perto da praia do Rosa.

Se você se animou para participar de alguma dessas atividades, não se esqueça de estar bem preparado para que não aconteçam acidentes.

Usar equipamentos de segurança é muito importante, assim como contratar empresas de turismo de aventura de confiança para auxiliar na programação.

Você já viu que Florianópolis não decepciona quando o assunto é aventura, não é? Para deixar seus amigos e familiares em clima de férias, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]