Conheça a origem e história do mercado público de Florianópolis

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Conheça a origem e história do mercado público de Florianópolis

Um dos principais pontos turísticos da capital catarinense é o mercado público de Florianópolis. Ponto de encontro entre história e turismo, esse é o lugar onde todos devem passar em visita à cidade.

Considerado como um dos espaços mais democráticos, a construção reúne pessoas de todas as classes e estilos.


Quer saber mais sobre esse ponto turístico? Continue lendo nosso texto e fique por dentro.

Qual a história do mercado?

Tombado como patrimônio artístico, arquitetônico e histórico de Florianópolis, o seu registro começou entre os séculos XVIII e XIX, quando ainda nem havia estrutura física.

Os ilhéus que viviam por ali comercializavam vários tipos de produtos na praia, que fica na frente da atual praça XV de Novembro.

Eles contribuíam para abastecer os navios que seguiam para o Rio do Prata e oceano afora.

A história do prédio começou em 1845, quando foi noticiado que Dom Pedro II visitaria a região.

Como forma de esconder a situação precária e a falta de higiene, as barracas foram retiradas com a promessa de que um novo local seria construído.

Em 1848, uma lei aprovou a construção do mercado que ficaria no Largo do Palácio, à beira mar.

Com a falta de verba, a obra parou entre 1849 e 1850, quando o governo solicitou uma verba para a continuação da construção. O prédio ficou pronto em 1851 e foi inaugurado.

O que podemos encontrar?

Com base nessa história de comércio, atualmente, o que encontramos no mercado não fica restrito apenas à venda de produtos alimentícios.

Podemos encontrar nesse espaço sapatarias, empórios e venda de vestuários.

Entre os principais produtos estão os peixes e frutos do mar, legumes e verduras, cachaças, pastel, artesanato local, souvenirs e utensílios para cozinha.

Além disso, o local virou point cultural, como exposições, shows e um centro de convivência. Os eventos acontecem no vão central do mercado.


imagem-mercado-publico-florianopolis-sc

Quais foram as mudanças feitas na estrutura?

A história do prédio, também, conta com alguns acidentes e desastres. Em 1998, houve um vazamento de gás que deu início a um incêndio na estrutura, mas, como foi controlado rapidamente, não comprometeu o espaço.

Em 2005, a ala norte sofreu um incêndio causado por uma fritadeira elétrica. O fogo destruiu todo o comércio dessa ala. Como foi muito comprometido, o mercado passou por uma reforma na parte interna.

Em 2013, um novo incêndio atingiu o mercado, também na ala norte. Esse acidente ficou restrito apenas a um box e não causou mais danos ao local. Nesse mesmo ano, o mercado passou por uma reforma na ala norte, que foi reaberta em 2014.

Como chegar ao local?

As lojas do mercado público de Florianópolis ficam abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados das 7h às 14h. Os bares funcionam até às 22h nos dias úteis e nos finais de semana, e feriados até às 17h.

O mercado fica na rua Jerônimo Coelho, 60, no centro de Florianópolis. O telefone para contato é o (48) 3225-8464.

Unindo história e atrações turísticas, o mercado público de Florianópolis é uma ótima opção para quem quer sair das praias e conhecer mais sobre a história local.

Ele agrada tanto os visitantes quanto os moradores. É um ponto que deve estar no roteiro turístico de quem for à cidade!

Quer receber mais informações como esta? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

1 comentário em “Conheça a origem e história do mercado público de Florianópolis”

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]