3 museus em Florianópolis que você deve visitar!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » 3 museus em Florianópolis que você deve visitar!

Além de abrigar uma exuberante beleza natural, a capital catarinense também é repleta de cultura. Os museus em Florianópolis contam a história local e são um convite para os turistas viajarem no tempo.

Portanto, não deixe de incluí-los em seu roteiro de viagem.


Esses espaços carregam a memória de formação da cidade e quem vai a Floripa não pode deixar de visitar. Quer saber mais? Continue lendo o nosso texto e conheça três museus que você deve conhecer!

1. Museu Histórico de Santa Catarina

Localizado no Palácio Cruz e Sousa, esse prédio do século XIX preserva a história política do estado de Santa Catarina. O acervo é composto por móveis, pinturas, fotografias, armamentos e itens domésticos dos séculos XVIII, XIX e XX.

O museu fica no centro histórico da cidade, na Praça XV de Novembro, lugar que já abrigou a sede do Governo do Estado e hoje guarda os restos mortais de João da Cruz e Sousa, um poeta catarinense.

É possível visitar o local de terça a sexta-feira entre 9h e 17h. Aos finais de semana e feriados, das 10h às 16h. Os preços das entradas são:

  • R$ 5,00 o valor normal;
  • R$ 2,00 para alunos e professores de escola particular ou da rede pública;
  • gratuita para crianças de até cinco anos e pessoas maiores de 60 anos.

Todos os domingos o acesso ao espaço é livre.

imagem-museu-florianópolis
Imagem do Palácio Cruz e Souza.

2. Museu de Armas Major Lara Ribas

Ideal para quem gosta de saber mais sobre a história de conquista e guerras, esse museu guarda armas que foram apreendidas no próprio estado.

O acervo também conta como é o circuito cronológico de evolução do mecanismo de disparo.

O espaço fica instalado no Forte de Sant’ Ana. Essa estrutura foi criada em 1761 para proteger a ilha de embarcações que pudessem entrar pela Baía Norte da Ilha.

O endereço é Avenida Beira-mar Norte, no centro. A entrada é gratuita e as visitações acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

3. Museu do Homem do Sambaqui

Considerado um dos maiores acervos arqueológicos do país, o Museu do Homem do Sambaqui tem cerca de cinco mil peças em exposição.

Os visitantes encontram mais de 200 esqueletos de animais conservados, artefatos indígenas, moedas antigas e itens de arqueologia, zoologia e geologia.

A coleção foi inicialmente organizada pelo Padre João Alfredo Rohr, em 1964. Algumas das peças foram retiradas da própria ilha, nas regiões da Base Aérea, Praia da Tapera, Pântano do Sul, município de Itapiranga e Praia das Laranjeiras, em Camboriú.


O museu fica localizado na rua Esteves Júnior, 711, no centro de Florianópolis. Para visitar é preciso realizar um agendamento por telefone. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Os museus são formas de conseguir entender e visualizar mais sobre a história local e da nossa sociedade. Visitar esses espaços é uma boa forma de ter aulas fora de casa e enriquecer cada vez mais a bagagem cultural.

Existem muitos lugares que não podemos deixar de conhecer e, com certeza, os museus em Florianópolis são alguns deles. Como pôde ver, opções não faltam para você montar um roteiro completo.

Gostou do nosso texto? Deixe um comentário no blog e conte o que você achou dos lugares apresentados!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]