Saiba quais cuidados tomar ao viajar com animal de estimação

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Saiba quais cuidados tomar ao viajar com animal de estimação

Destino traçado e malas feitas: tudo pronto para mais uma aventura. Entretanto, sempre surge o dilema do que fazer com o bichinho de estimação durante o período. Deixá-lo em um hotel especializado ou com os amigos? Nenhum dos dois. Afinal, é possível incluir o seu pet na viagem. Aliás, o passeio será ainda mais especial tendo ao lado o seu fiel companheiro.

imagem-pousada-hotel-pet-friendly-florianopolisMas antes de tomar essa decisão, é essencial conhecer bem a personalidade do seu animalzinho. Se ele for do tipo que não consegue ficar longe dos tutores, não pense duas vezes. O cenário muda se o seu cachorrinho ou gatinho for daqueles que não se adaptam a novos ambientes e costumam passar mal.


Já analisou tudo e concluiu que vai ter uma nova experiência incluindo o pet na programação? Então, certifique-se de acrescentar na bagagem certos itens, como carteirinha de vacinação, caixa de transporte, coleira e comedouro. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja como viajar com animal de estimação.

Saúde

Você não quer correr o risco de o seu amiguinho adoecer bem no meio da viagem e não ter um profissional de confiança para atendê-lo, certo? Então, não se esqueça de realizar um check-up completo.

Leve seu bichinho ao veterinário e veja quais são os exames mais indicados, evitando surpresas desagradáveis durante a viagem. Essa simples ação vai proporcionar mais segurança e menos estresse. Vale ressaltar que o veterinário deve emitir uma guia de trânsito, que nada mais é do que um atestado dando o aval para o animalzinho realizar a viagem — independentemente do meio de transporte.

Transporte

Antes de realizar a viagem, verifique quais são as regras para transportar o animal. Em carro, por exemplo, é preciso ter uma caixa ou carregador com cintos, aspecto que, além de tornar a viagem mais tranquila, dá mais segurança.

Para viagens em ônibus, é essencial ter a documentação do pet emitida no máximo 15 dias antes do passeio. Importante ressaltar que a legislação do Departamento de Estradas de Rodagem aceita o transporte de gatos e cães somente até 8 quilos — a não ser cão-guia.

Para levar o seu pet em voos nacionais, além da devida documentação, é obrigatório realizar uma reserva junto à companhia aérea. A agência cobra um valor adicional, baseado no peso do animal e da caixa de transporte.

Hospedagem

O ideal é procurar por hotéis ou pousadas pet friendly, que são lugares onde os animais são bem-vindos. Para não ter erro, pergunte se o local possui instalação própria ou se eles podem dormir no quarto.

Não é só isso, veja ainda se existe um espaço destinado somente a eles. Afinal, você não quer que o seu escudeiro fique o tempo todo preso.

Alimentação

Para os cachorros, o indicado é não oferecer nenhum tipo de alimento nas quatro horas que antecedem a viagem. Já em relação à água, o indicado é suspender uma hora antes.

As regras mudam para os bichanos, que devem ficar de jejum durante duas horas antes do percurso.

Programação

A viagem tem que ser uma experiência mágica tanto para você quanto para o seu pet. Então, elabore uma programação condizente com a situação, isto é, coloque na agenda passeios ao ar livre, em parques e áreas verdes em geral.

Pode apostar: ao levar em consideração esses cuidados, você vai ter momentos inesquecíveis com seu amigo de quatro patas.


Agora que já sabe como viajar com animal de estimação, compartilhe essas informações com os seus amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]