Cardápio para casamento: descubra como escolher o ideal!

Autor: Paulo Teixeira Pavão

Home » Blog » Cardápio para casamento: descubra como escolher o ideal!

Quem nunca sonhou com um casamento no litoral? O sol, o mar e a brisa litorânea promovem um evento muito elegante e agradável. Neste cenário, o cardápio para casamento na praia deve ser pensado para estar à altura.

Dar (e ouvir) o tão esperado sim estando de frente para o mar é o desejo de muitos casais que tomaram a decisão de realizar este tipo de cerimônia.


No entanto, entre as diversas etapas da organização, definir o cardápio para casamento na praia é uma das principais.

Apesar de o evento combinar muito bem com um menu temático a base de peixes, frutos do mar e demais ingredientes praianos, é preciso considerar diversas circunstâncias — como a época do ano, o clima, a quantidade de convidados e, principalmente, a preferência dos noivos.

Além disso, é necessário coordenar todos os fatores para que tudo saia conforme o planejado. Afinal, mesmo que essa etapa da organização da festa provoque água na boca, é indispensável estar atento aos detalhes para que o grande dia seja perfeito.

Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas para auxiliar você na escolha do melhor cardápio para casamento na praia. Continue a leitura e confira!

Solicite degustações

Já pensou em realizar a “árdua” tarefa de experimentar diversos docinhos, comidas e bebidas para definir o seu cardápio? Pois saiba que essa etapa é fundamental para escolher e saber qual o sabor dos alimentos que cada buffet pode oferecer.

A degustação é como uma vitrine da criatividade, conhecimento e preparações dos chefs. É nesse momento que eles podem apresentar suas ideias, técnicas e temperos em pequenas porções na tentativa de conquistar o paladar dos noivos.

A melhor parte é que você deverá provar todas as opções disponíveis para identificar a que mais gostar! Tem coisa melhor?

Como o casamento na praia combina com alimentos vindos do mar, certifique-se de que os fornecedores são bons para que tudo chegue fresquinho e saboroso.

Além disso, procure prestar atenção na apresentação das comidas durante o processo. Lembre-se de que beleza e sabor precisam caminhar juntos para que essa experiência gastronômica seja completa e única.

Considere a estação do ano

imagem-cardapio-casamento-na-praia

Muitas pessoas não prestam atenção a este detalhe, mas a estação do ano pode ser uma linha tênue entre o sucesso ou o fracasso do seu menu.

Em um período muito quente, por exemplo, é preciso ter cuidado redobrado com os insumos para não estragar o sabor dos alimentos e complicar tudo na hora da comemoração.

Se a sua festa vai acontecer no verão, elabore um cardápio leve com saladas, frios e sobremesas incríveis para driblar o calor. Inclua também bebidas refrescantes e geladinhas que combinem com essa época.

Por outro lado, se o seu casamento será realizado em uma estação mais fria, capriche nas massas, carnes e caldos. Vinhos e outras bebidas quentes também são ótimas opções!

Outro ponto importante de se pensar quando falamos em época do ano é avaliar os ingredientes. Para o verão, as frutas indicadas são abacaxi, carambola, figo, laranja, mamão, melancia e uva. No outono, o abacate, a banana, o caqui, o coco, a goiaba, o mamão e a maçã entram em cena.

No período do inverno, encontramos caju, caqui, coco, laranja, kiwi, maçã, morango, mexerica e uva. Já na primavera, as frutas são o abacaxi, acerola, banana-prata, caju, jabuticaba, kiwi, pêra, maçã, mamão, manga e maracujá.

É importante comprar as frutas da temporada, pois elas são mais fáceis de encontrar e você ainda acaba gastando menos na sua compra.

Verifique o número de convidados

Outro aspecto importante que deve ser considerado no momento de decidir um cardápio para casamento na praia é o número de convidados para a celebração.

Se você tem um orçamento limitado, vai ser melhor calcular o que será servido no buffet para a quantidade certa de pessoas. Por isso, defina com seu cônjuge a lista de convidados para pensar na quantidade e variedade de refeições que serão preparadas.

Isso ajuda não somente a economizar, mas a planejar como os pratos serão servidos. Se a comemoração é para mais de 300 convidados, será preciso pensar em como posicionar os pontos do buffet para que todos se sintam satisfeitos.

Os aperitivos podem ser servidos por garçons que podem ficar rodando o salão e os pratos podem ser servidos à mesa. Porém, se o número de convidados for reduzido, é possível pensar em um arranjo mais simples para servir os pratos.

É claro que nunca dá para saber quais imprevistos podem acontecer com seus convidados antes da cerimônia. De toda forma, é possível calcular uma quantidade aproximada dos que virão ao contratar o serviço RSVP, em que a pessoa precisará confirmar ou não a presença ao receber o convite.

Isso pode ser um guia para ter uma noção da quantidade de pessoas que comparecerão na comemoração para pensar a organização do evento. Afinal, é importante que todos se sintam confortáveis e bem servidos, certo?

Analise o perfil dos convidados

Para o grande dia ser ainda mais especial, é preciso se certificar de que todos os que você ama também se sintam bem.

Por isso, elabore um cardápio que também combine com eles e que seja do gosto da maioria das pessoas.

Se você providenciar somente refeições muito sofisticadas, será que todos da sua família vão gostar? Ou se você optar por uma culinária mais rústica, será que todos vão estar habituados?

Para equilibrar tantos gostos diferentes, pense em um cardápio para casamento que possa agradar a todos, com opções para que ninguém saia da festa insatisfeito.

Muitos buffets oferecem uma diversidade de canapés que podem ser apreciados por todos, inclusive os vegetarianos e veganos.

Só não se esqueça de que é o seu grande dia, ou seja, as preferências, sonhos e desejos dos noivos devem ser os principais fatores levados em consideração.

Descubra se existem restrições alimentares

imagem-cardapio-casamento-praiaImagina como deve ser incômodo não poder aproveitar a festa de casamento por não existirem opções que você possa comer?

Pensando nisso, pergunte aos convidados se eles têm restrições alimentares. Procure saber se há veganos ou vegetarianos na sua lista e providencie opções para eles.

Verifique também se há pessoas alérgicas a crustáceos e glúten ou se são intolerantes à lactose, por exemplo.

Se mesas forem posicionadas, nas quais os próprios convidados podem se servir, coloque plaquinhas informando quais ingredientes foram utilizados na preparação dos pratos.

Isso poderá ajudar a alertar quem for alérgico ou que apenas optar por na consumir aquele alimento.

Leve em conta o estilo da festa

Para criar um evento alinhado com a temática escolhida, não é somente o penteado da noiva, a música ou a decoração que precisam combinar com a festa — a gastronomia também deve estar de acordo com o estilo do casamento.

Para uma cerimônia na praia, as comidinhas podem ser finger foods com frutos do mar, espumantes e alimentos frescos.

As bebidas podem ser bem geladas e refrescantes para combinar com o ambiente e o clima local.

Festas durante o dia pedem um cardápio mais leve, com direito a brunch ou até almoço, dependendo do horário em que vai começar a cerimônia.

Comemorações à noite já permitem opções mais sofisticadas servidos nos aperitivos e no jantar, por exemplo, e bebidas alcoólicas.

Defina o horário da festa

Este é mais um dos tópicos que vão influenciar na realização do casamento. É importante pensar que o cardápio deve seguir o horário da comemoração e o clima.

Casamentos de manhã

Para as cerimônias que forem realizadas na parte da manhã até a hora do almoço, vocês podem pensar em um café da manhã mais elaborado.

O ideal é servir aperitivos com pouco tempero. Nesse período, não se serve carne ou peixe. As entradas podem ser feitas com pães, frios, sucos naturais e frutas.

Os casamentos que forem começar antes e acabar depois do horário do almoço podem oferecer duas opções. Fazer um café da manhã, um brunch (a junção do café da manhã com almoço, mais encorpado) e o almoço.

Casamentos de tarde

Estes casamentos ainda acontecem durante o dia, por isso, opte por servir aperitivos leves e saborosos. Água, refrigerantes, sucos naturais e drinks gelados podem ser excelentes opções para servir os convidados.

Como a festa pode se estender até o final da noite, o ideal é continuar servindo os aperitivos e, ao final da comemoração, um jantar caprichado.

Casamentos de noite

Esse tipo de casamento começa no início da noite e, normalmente, a festa só termina de madrugada. Naturalmente, nesse tipo de celebração é normal ter no cardápio mais opções de bebidas alcoólicas.

Sendo assim, é importante servir aperitivos ao longo de toda a comemoração, além de um jantar.

Mesas com frios e as refeições principais podem ser instaladas no salão, assim, o convidado se serve na hora que ele tiver vontade. Lembre-se também de considerar o clima, para que nada estrague.

Escolha o cardápio perfeito

Se mesmo com todas essas dicas você ainda estiver com dúvidas sobre quais comidas, bebidas, aperitivos e sobremesas serão servidos em sua festa de casamento, que tal observar algumas ideias para elaborar um cardápio perfeito?

A seguir, separamos algumas sugestões que combinam com o ambiente com o estilo praiano e podem inspirar você para esse momento tão especial. Confira!

Aperitivos e entradas

O céu, o mar e toda a energia contida em um casamento na praia não são o bastante para torná-lo único.

Sem menosprezar o barulho das ondas ou o pôr do sol, o fato é que o encanto desse tipo de comemoração pode ser potencializado quando os noivos investem em opções gastronômicas diferenciadas.

Pensando nisso, que tal servir canapés leves e refrescantes, como iscas de peixe, ceviche, lulas empanadas, camarão crocante e mariscos ao vinagrete para a recepção dos convidados? Estas opções são as volantes, ou seja, aquelas que os garçons servirão no salão.

Para quem não come carne, aperitivos com queijo, palmito, tomate, azeitonas, quiches de queijo e alho poró, risoles de queijo e milho, como canapés, brusquetas e brioches podem ser algumas opções interessantes.

Outra sugestão é manter disponível uma mesa de frios e antepastos para que os convidados possam ir degustando as iguarias antes dos demais pratos. Nesta mesa, podem estar disponíveis patês, torradas, salaminho, queijos e tortas salgadas.

Como o prato principal ainda será servido, essas entradinhas podem ser bem leves para garantir que todos ainda estarão dispostos para apreciar o jantar ao final da festa.

Pratos principais

imagem-cardapio-casamento-na-praiaAlém dos peixes e frutos do mar, as refeições principais podem ser preparadas a base de legumes e vegetais — afinal, o clima praiano combina perfeitamente com esses alimentos.

Um cardápio que costuma fazer sucesso nesses eventos é a combinação de peixes com purê de banana da terra e risoto de coco. Também é possível pedir para o buffet preparar moqueca, paella, arroz de lagostim e bobó de camarão, por exemplo.

Outras opções saborosas são o escondidinho de carne seca com creme de mandioca, rolinho primavera com legumes e medalhão de filé mignon com risoto. Pode ter certeza de que vai agradar até os paladares mais exigentes!

Neste momento, é possível servir os pratos principais de duas formas. A primeira é servir os pratos prontos: os garçons vão até os convidados e perguntam qual opção eles desejam. Em seguida, as refeições são servidas nas próprias mesas.

Outra alternativa é o formato americano, em que os próprios convidados dirigem-se à mesa principal para se servir. Neste caso, o ideal é ter dois espaços: um para os vegetarianos e o outro com opções de carnes. Dessa forma, o convidado ficará à vontade para se servir da melhor forma.

Sobremesas

Seguindo a linha leve e refrescante do cardápio, você pode optar por doces gelados, pequenas trufas ou churros e petit gateau com sorvete para servir de sobremesas.

Pensando no clima tropical, também podem ser servidas saladas de frutas com sorvete ou bolo de casamento para os convidados. Essa opção também fica refrescante e combina perfeitamente com um bom cardápio para casamento na praia.

É importante tomar cuidado com as frutas que serão servidas, para que elas continuem frescas e bonitas.

Caso não queira abrir mão dos bombons e trufas, peça para que eles sejam servidos em horários específicos para evitar que eles sofram com a temperatura e acabem derretendo.

Uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença, é servir picolés de fruta ou potinhos com açaí para os convidados saborearem na pista de dança. Eles vão agradecer por conseguir se refrescar sem ter que sair do passinho.

Bebidas

Como você sabe, mesmo que a cerimônia seja realizada no inverno, o clima tropical da praia pede bebidas mais refrescantes.

Por isso, não deixe de providenciar água natural e gaseificada, além de refrigerantes e sucos para amenizar o calor de seus convidados. Se durante a cerimônia estiver muito quente, as bebidas podem ser disponibilizadas alguns momentos antes.

Já nas opções alcoólicas, os espumantes, os drinks do bartender e as cervejas não podem faltar. Os coquetéis podem ser feitos com muitas frutas e bebidas destiladas, por isso, não se esqueça de escolher as que são daquela temporada, para serem usadas no ornamento das taças.

Vinhos também podem ser servidos, mas é importante que combinem com o que for servido no jantar. Peixes, por exemplo, combinam com vinho branco. Já as carnes vermelhas tornam-se mais saborosas com vinho tinto.

Se você quiser surpreender as pessoas, servir água de coco e água saborizada pode ser um diferencial e tanto.

Essa alternativa gostosa e criativa nada mais é que uma água mineral combinada com alguns ingredientes refrescantes, como hortelã, pétalas de rosas, frutas cítricas, ervas e gengibre.

Já viu que organizar o seu cardápio para casamento na praia vai além de simplesmente experimentar os pratos, não é mesmo? Existem muito pontos que devem ser pensados para que tudo fique bonito e, principalmente, saboroso!

Pense nas dicas que apresentamos, faça um bom planejamento e não deixe de provar tudo aquilo que escolher para tornar seu grande dia ainda mais especial.

Se você gostou do post, compartilhe as sugestões com seus amigos nas redes sociais. O que acha?

Deixe um comentário

Ícone aplicativo Waze
Ícone Google Maps

Pousada dos Sonhos

Rua Jornalista Haroldo Callado, 25
Jurerê - Florianópolis
Santa Catarina - Brasil
88053-600


Fone: +55 (48) 3282-1002
[email protected]